Textos completos publicados em anais de eventos

Acesso aberto aos textos publicados pelos integrantes do LaboMídia em 2007.

Documentos

Ordenar por : Nome | Data | Acessos [ Descendente ]

Lazer e mídia no cotidiano das culturas juvenis Lazer e mídia no cotidiano das culturas juvenis

hot!
Adicionado em: 22/05/2012
Date modified: 22/05/2012
Tamanho: 42.64 kB
Downloads: 1338

HACK, Cássia. Lazer e mídia no cotidiano das culturas juvenis. Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte, 15; Congresso Internacional de Ciências do Esporte, 2, Anais... Recife/PE, 16-21/09/2007.

RESUMO

O texto relata pesquisa sobre lazer e mídia no âmbito das culturas juvenis, tendo a sociologia da vida cotidiana como principal orientação teórico-metodológica. A abordagem do campo se deu por meio de questionário, entrevistas coletivas, grupos focais e observação participante com estudantes do ensino médio em uma escola pública de Cáceres/MT. Os registros do campo foram interpretados por análise de conteúdo. Destaca-se possibilidades de intervenção da Educação Física no campo pedagógico escolar, evidenciando a importância da educação para a mídia e para o lazer.

O agendamento esportivo e os jogos pan-americanos no Brasil em 2007 O agendamento esportivo e os jogos pan-americanos no Brasil em 2007

hot!
Adicionado em: 22/05/2012
Date modified: 22/05/2012
Tamanho: 59.09 kB
Downloads: 1206

MEZZAROBA, Cristiano. O agendamento esportivo e os jogos pan-americanos no Brasil em 2007: um estudo de recepção com escolares. Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte, 15; Congresso Internacional de Ciências do Esporte, 2, Anais... Recife/PE, 16-21/09/2007.

RESUMO

Pesquisa em andamento (abordagem qualitativa e caráter descritivo), caracterizada como um estudo de recepção, tem por objetivo analisar como estudantes percebem, compreendem e analisam o agendamento dos Jogos Pan-americanos Rio-2007. Faz-se primeiras aproximações teóricas entre o agendamento esportivo e os estudos de recepção, na tentativa de compreender tais relações com a Educação Física Escolar, buscando aprofundar questões da mídia esportiva. Dados preliminares apontam que 93,7% e 83,8% dos jovens pesquisados (respectivamente, de escola particular e pública) estão informados da realização deste evento esportivo no Brasil, e relatam ter na televisão o meio predominante na oferta de informações sobre o assunto.

O esporte na mídia durante a copa do mundo/2006 sob os olhares de jovens escolares O esporte na mídia durante a copa do mundo/2006 sob os olhares de jovens escolares

hot!
Adicionado em: 22/05/2012
Date modified: 22/05/2012
Tamanho: 40.19 kB
Downloads: 1293

ANTUNES, Scheila. O esporte na mídia durante a copa do mundo/2006 sob os olhares de jovens escolares: sÍnteses conclusivas de um estudo de recepção. Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte, 15; Congresso Internacional de Ciências do Esporte, 2, Anais... Recife/PE, 16-21/09/2007.

RESUMO

O objetivo deste estudo foi conhecer e analisar a recepção de jovens escolares ao discurso midiático-esportivo durante a Copa do Mundo/2006. Utilizando um quadro teórico composto pelos conceitos da Teoria Crítica articulados aos Estudos Latino-Americanos, a observação-participante com alunos do segundo ano do ensino médio do Colégio de Aplicação/UFSC, nos possibilitou conhecer as mediações interpessoais e tecnológicas utilizadas ao tratamento das mensagens veiculadas pelo discurso midiático-esportivo durante a Copa/2006. Constatamos a escola e a família como suas principais mediações interpessoais e a televisão, seguida da internet, a mediação tecnológica mais utilizada no processo de formação de suas opiniões.

Representações do esporte-da-mídia na cultura lúdica de crianças Representações do esporte-da-mídia na cultura lúdica de crianças

hot!
Adicionado em: 22/05/2012
Date modified: 22/05/2012
Tamanho: 40.55 kB
Downloads: 1633

LISBOA, Mariana. Representações do esporte-da-mídia na cultura lúdica de crianças. Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte, 15; Congresso Internacional de Ciências do Esporte, 2, Anais... Recife/PE, 16-21/09/2007.

RESUMO

No intuito de identificar e compreender as representações sociais do esporte-da-mídia na cultura lúdica de crianças e suas possíveis transformações quando tematizadas na Educação Física escolar, procedemos uma pesquisa-ação orientado pela perspectiva da mediação escolar com uma turma de 2a série do ensino fundamental. Neste contexto podemos perceber que as representações do esporte-da-mídia envoltas em um discurso “positivo-funcional”, compartilham na cultura lúdica das crianças com sentidos/significados de resistência e contradição, fruto de suas re-significações e interpretações infantis, que ocorrem na ação concreta das crianças e nas suas condições sociais.

Second life: o lazer em um ambiente de sociabilidade na internet Second life: o lazer em um ambiente de sociabilidade na internet

hot!
Adicionado em: 22/05/2012
Date modified: 22/05/2012
Tamanho: 37.98 kB
Downloads: 1544

PEREIRA, Rogério. Second life: o lazer em um ambiente de sociabilidade na internet. Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte, 15; Congresso Internacional de Ciências do Esporte, 2, Anais... Recife/PE, 16-21/09/2007.

RESUMO

Este estudo pretende descrever, através de procedimentos etnográficos, a dinâmica do lazer em uma plataforma de sociabilidade na Internet – Second Life. Para pensar o lazer nesse contexto, considero a tecnologia como mediadora da inteiração social dos sujeitos, buscando pensar o real e o virtual a partir de fronteiras permeáveis que se estabelecem no cotidiano e não em uma dualidade. Parto do entendimento do ciberespaço como um desdobramento dos espaços urbanos. Assim, busco utilizar categorias cunhadas pela Antropologia Urbana e pela Sociologia do Lazer para compreender como a dinâmica de ocupação e a sociabilidade se estabelecem nos espaços virtuais.