Textos completos publicados em anais de eventos

Acesso aberto aos textos publicados pelos integrantes do LaboMídia em 2007.

Documentos

Ordenar por : Nome | Data | Acessos | [ Descendente ]

O agendamento esportivo e os jogos pan-americanos no Brasil em 2007 O agendamento esportivo e os jogos pan-americanos no Brasil em 2007

hot!
Adicionado em: 22/05/2012
Date modified: 22/05/2012
Tamanho: 59.09 kB
Downloads: 1182

MEZZAROBA, Cristiano. O agendamento esportivo e os jogos pan-americanos no Brasil em 2007: um estudo de recepção com escolares. Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte, 15; Congresso Internacional de Ciências do Esporte, 2, Anais... Recife/PE, 16-21/09/2007.

RESUMO

Pesquisa em andamento (abordagem qualitativa e caráter descritivo), caracterizada como um estudo de recepção, tem por objetivo analisar como estudantes percebem, compreendem e analisam o agendamento dos Jogos Pan-americanos Rio-2007. Faz-se primeiras aproximações teóricas entre o agendamento esportivo e os estudos de recepção, na tentativa de compreender tais relações com a Educação Física Escolar, buscando aprofundar questões da mídia esportiva. Dados preliminares apontam que 93,7% e 83,8% dos jovens pesquisados (respectivamente, de escola particular e pública) estão informados da realização deste evento esportivo no Brasil, e relatam ter na televisão o meio predominante na oferta de informações sobre o assunto.

O esporte na mídia durante a copa do mundo/2006 sob os olhares de jovens escolares O esporte na mídia durante a copa do mundo/2006 sob os olhares de jovens escolares

hot!
Adicionado em: 22/05/2012
Date modified: 22/05/2012
Tamanho: 40.19 kB
Downloads: 1270

ANTUNES, Scheila. O esporte na mídia durante a copa do mundo/2006 sob os olhares de jovens escolares: sÍnteses conclusivas de um estudo de recepção. Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte, 15; Congresso Internacional de Ciências do Esporte, 2, Anais... Recife/PE, 16-21/09/2007.

RESUMO

O objetivo deste estudo foi conhecer e analisar a recepção de jovens escolares ao discurso midiático-esportivo durante a Copa do Mundo/2006. Utilizando um quadro teórico composto pelos conceitos da Teoria Crítica articulados aos Estudos Latino-Americanos, a observação-participante com alunos do segundo ano do ensino médio do Colégio de Aplicação/UFSC, nos possibilitou conhecer as mediações interpessoais e tecnológicas utilizadas ao tratamento das mensagens veiculadas pelo discurso midiático-esportivo durante a Copa/2006. Constatamos a escola e a família como suas principais mediações interpessoais e a televisão, seguida da internet, a mediação tecnológica mais utilizada no processo de formação de suas opiniões.

A produção do GTT Educação Física, Comunicação e Mídia/CBCE (1997-2005) A produção do GTT Educação Física, Comunicação e Mídia/CBCE (1997-2005)

hot!
Adicionado em: 22/05/2012
Date modified: 22/05/2012
Tamanho: 61.41 kB
Downloads: 1312

AZEVEDO, Victor A.; COSTA, Antonio Galdino; PIRES, Giovani De Lorenzi. A produção do GTT Educação Física, Comunicação e Mídia/CBCE (1997-2005): aná¡lise preliminar de uma centena de textos. SEPEx - Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão/UFSC, 6. Anais... Florianópolis: PRCE/UFSC, 16 a 19 de maio de 2007.

RESUMO

Essa pesquisa apresenta análise da produção na área de Educação Física e Mídia apresentada no GTT Educação Física, Comunicação e Mídia/CBCE no período 1997-2005, perfazendo um total de 100 textos. À constatação do crescimento contínuo no número de trabalhos, observa-se também o predomínio dos estudos sobre esporte, relacionados à televisão e às TIC´s, e um aumento dos estudos sobre Educação Física e Mídia (formação profissional) e de análises da produção midiática.

Lazer e mídia no cotidiano das culturas juvenis Lazer e mídia no cotidiano das culturas juvenis

hot!
Adicionado em: 22/05/2012
Date modified: 22/05/2012
Tamanho: 42.64 kB
Downloads: 1312

HACK, Cássia. Lazer e mídia no cotidiano das culturas juvenis. Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte, 15; Congresso Internacional de Ciências do Esporte, 2, Anais... Recife/PE, 16-21/09/2007.

RESUMO

O texto relata pesquisa sobre lazer e mídia no âmbito das culturas juvenis, tendo a sociologia da vida cotidiana como principal orientação teórico-metodológica. A abordagem do campo se deu por meio de questionário, entrevistas coletivas, grupos focais e observação participante com estudantes do ensino médio em uma escola pública de Cáceres/MT. Os registros do campo foram interpretados por análise de conteúdo. Destaca-se possibilidades de intervenção da Educação Física no campo pedagógico escolar, evidenciando a importância da educação para a mídia e para o lazer.

Importância e perspectivas da Área de novas linguagens comunicacionais Importância e perspectivas da Área de novas linguagens comunicacionais

hot!
Adicionado em: 22/05/2012
Date modified: 22/05/2012
Tamanho: 59.19 kB
Downloads: 1326

BIANCHI, Paula, SOARES, Andresa; TONETTI, Cláudio. Importância e perspectivas da Área de novas linguagens comunicacionais e tecnológicas no Ensino Superior em Educação Física. In: SEMANA DA EDUCAÇÃO FÍSICA, Pelotas, 2007. Anais... Pelotas/RS: UFPel, 2007. (CD-ROM).

RESUMO

A pesquisa de caráter qualitativo descritivo apresentou como objetivo central analisar a importância e a presença da área de novas linguagens comunicacionais e tecnológicas na formação profissional em Educação Física, a partir de análises de documentos e de entrevistas realizadas em três Instituições de Ensino Superior (IES) da região metropolitana de Florianópolis (SC). Verificou-se que os Cursos de Educação Física vêm se adaptando as reformas curriculares, ampliando e aprofundando as discussões acerca da inserção e influências das novas linguagens comunicacionais e tecnológicas na vida da sociedade contemporânea, através da implementação de infra-estrutura e pesquisas.