Textos completos publicados em anais de eventos

Acesso aberto aos textos publicados pelos integrantes do LaboMídia em 2006.

Documentos

Ordenar por : Nome | Data | Acessos | [ Descendente ]

Estudo de recepção ao discurso midiático-esportivo Estudo de recepção ao discurso midiático-esportivo

hot!
Adicionado em: 14/05/2012
Date modified: 14/05/2012
Tamanho: 49.63 kB
Downloads: 1089

ANTUNES, Scheila Espindola; PIRES, Giovani De Lorenzi. Estudo de recepção ao discurso midiático-esportivo: identificando algumas das estrutras de mediações das culturas juvenis. Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte, 3, Anais eletrônicos... Santa Maria: 20 a 23/setembro/2006.

RESUMO

Considerando o esporte assunto já naturalizado no cotidiano social por meio de diversas estruturas de mediação, nos destinamos estudar a recepção de jovens escolares ao discurso midiático-esportivo buscando conhecer algumas de suas estruturas de mediação. Analisamos, por meio de observação participante, parte do processo de recepção dos alunos do ensino médio do Colégio de Aplicação da UFSC, tendo como tema a Copa do Mundo/2006. A análise dos dados nos mostrou que apesar da televisão, seguida da internet confirmar-se como estrutura mediadora mais utilizada pelos jovens, a escola e a família ainda ocupam espaço significativo no campo das mediações desses sujeitos.

Moda/indumentáira em culturas juvenis Moda/indumentáira em culturas juvenis

hot!
Adicionado em: 14/05/2012
Date modified: 14/05/2012
Tamanho: 51.91 kB
Downloads: 1229

COSTA, Antonio Galdino; PIRES, Giovani De Lorenzi. Moda/indumentáira em culturas juvenis: símbolos de comunicação e formação de identidades corporais provisórias em jovens de ensino médio. Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte, 3, Anais eletrônicos... Santa Maria: 20 a 23/setembro/2006.

RESUMO

O presente estudo realizado no CEFETSC – Unidade de São José - buscou compreender o cotidiano dos jovens de ensino médio, alunos de primeira fase recémchegados a escola. De como estes constituem seus grupos tendo a moda/indumentária como um dos símbolos que facilita essa aproximação, como um símbolo de comunicação e identidade provisória. Perspectiva que a escola tem também a função de interagir com estes sujeitos para além do tempo/espaço da sala de aula, pois nestes espaços os jovens comunicam suas identidades, constituem seus grupos e se reconhecem neles.

Estratégias discursivas no agendamento do esporte na mídia Estratégias discursivas no agendamento do esporte na mídia

hot!
Adicionado em: 14/05/2012
Date modified: 14/05/2012
Tamanho: 87.38 kB
Downloads: 1234

MEZZAROBA, Cristiano; PIRES, Giovani De Lorenzi Pires. Estratégias discursivas no agendamento do esporte na mídia: o voleibol masculino do Brasil em Atenas 2004. FIEP Bulletin , v. 76 “ special edition: article II, p. 66-69, 2006.

RESUMO

Em época de Olimpíadas, como a que ocorreu durante o mês de agosto de 2004, em Atenas, percebeu-se uma grande importância dada a este evento pela mídia. Um evento que celebrou o esporte mundial e procurou mostrar ao mundo novos heróis olímpicos, muita superação dos atletas e, acima de tudo, a importância de vencer. No Brasil, mais especificamente, devido ao fato de não havermos conseguido nenhuma medalha de ouro na Olimpíada de Sidney 2000, havia uma expectativa de que o mesmo não ocorresse.

A cultura das tecnologias comunicacionais na formação do professor de educação física A cultura das tecnologias comunicacionais na formação do professor de educação física

hot!
Adicionado em: 14/05/2012
Date modified: 14/05/2012
Tamanho: 60.15 kB
Downloads: 1325

MENDES, Diego; MEZZAROBA, Cristiano. A cultura das tecnologias comunicacionais na formação do professor de educação física: limites e possibilidades pedagógicas das TIC's na voz dos acadêmicos. Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação, 2, Anais eletrônicos... Canoas/RS: 3-5/agosto/2006.

RESUMO


Nos dias atuais, as tecnologias de informação e comunicação (TIC’s) assumem um importante papel e um grande espaço na formação das pessoas. Isso se deve à enorme velocidade e quantidade de informações que são veiculadas diariamente no cotidiano de grande parcela da população através de tais tecnologias. A forte sedução estética exercida sobre nossos sentidos, visual e auditivo, pelas TIC’s, constituem-nas instrumentos privilegiados na transmissão, socialização e formação de valores e ideologias diversas.

Aproximações teóricas ao agendamento esportivo Aproximações teóricas ao agendamento esportivo

hot!
Adicionado em: 14/05/2012
Date modified: 14/05/2012
Tamanho: 58.84 kB
Downloads: 1348

MEZZAROBA, Cristiano. Aproximações teóricas ao agendamento esportivo: na pauta, os jogos Pan-americanos no Brasil em 2007. Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte, 3, Anais eletrônicos... Santa Maria: 20 a 23/setembro/2006.

RESUMO

Este ensaio procura fazer algumas aproximações teóricas entre o agendamento esportivo, os jogos pan-americanos e os estudos de recepção, na tentativa de compreender tais relações com a Educação Física Escolar e de permitir um certo aprofundamento com as questões da mídia esportiva. Isto porque, no próximo ano, será realizado no Brasil um grande evento esportivo, e um embasamento teórico prévio auxiliará na compreensão da veiculação e utilização de tais jogos pela mídia televisiva brasileira, além de todas as repercussões no campo da Educação Física Escolar, por meio dos sentidos/significados que serão atribuídos pelos jovens a tais produtos midiáticos-esportivos.