Detalhes de Da fábrica ao campo, vender tecido e vender espetáculo

PropertyValue
Nome:Da fábrica ao campo, vender tecido e vender espetáculo
Descrição:

RIBEIRO, Sérgio Dorenski Dantas; PIRES, Giovani De Lorenzi. Da fábrica ao campo, vender tecido e vender espetáculo: tecendo os fios da história de um "casamento feliz". CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÂO, 27, ago/2004. Anais... Porto Alegre: INTERCOM/PUCRS, 2004.

RESUMO

Este estudo analisa o fetiche produzido pela mercadoria esporte, a partir de uma situação concreta: o surgimento de um Clube de Futebol de Fábrica (Associação Desportiva Confiança) na cidade de Aracaju/SE no ano de 1949. Tendo como matriz teórica o materialismo histórico e a crítica à economia política, parte do conceito de mercadoria e de sua metamorfose analisando o esporte em suas várias dimensões de entendimento na modernidade e na sua aproximação com a mídia quando esta media o seu espetáculo. A metodologia configura-se numa abordagem qualitativa, partir do método dialético, cujo os procedimentos para a coleta de dados incluem a captura em jornais, com recortes no período de 1949 a 1970 e entrevistas. A interpretação dos dados realiza-se por meio da análise de conteúdo e que já aponta alguns resultados preliminares, como o caráter mercadoria e espetáculo do esporte.

Nome do arquivo:26_sergio_2003_2004.pdf
Tamanho: 61.28 kB
Tipo:pdf (Tipo de Mime: application/pdf)
Autor:Silvan
Criado em: 09/05/2012 13:35
Visitas:Everybody
Responsável:Silvan
Acessos:1382 Acessos
Atualizado em: 09/05/2012 13:35
Site:
CRC Checksum:
MD5 Checksum: