Textos completos publicados em anais de eventos

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Indústria cultural, esporte e mídia Indústria cultural, esporte e mídia

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Adicionado em: 09/05/2012
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RIBEIRO, Sérgio Dorenski Dantas; PIRES, Giovani De Lorenzi. Indústria cultural, esporte e mídia: faces ocultas do poder simbólico. CONGRESSO SULBRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 2, out/2004. Anais... Criciúma: CBCE/UNESC, 2004.

RESUMO

Este estudo analisa o discurso midiático a partir do telespetáculo esportivo, numa situação particular: o Palmeiras na segunda divisão do futebol brasileiro. Estabelece uma crítica ao processo de mercadorização do esporte, perpassando pela Teoria Crítica e pelo conceito de Indústria Cultural, com conexões de análises críticas acerca do volume de informações oriundas da televisão, no futebol brasileiro. Caracteriza-se como um estudo descritivo numa abordagem qualitativa e faz da análise de conteúdo um instrumento de inferência e interpretação da realidade. Neste aspecto, aponta evidências indissociáveis entre o esporte tele-espetáculo e a Mídia na construção de uma ideologia de ordem do capital.

Lazer e Mídia em Culturas Juvenis Lazer e Mídia em Culturas Juvenis

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Adicionado em: 08/05/2012
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HACK, Cássia; PIRES, Giovani De Lorenzi. Lazer e Mídia em Culturas Juvenis: uma abordagem da vida cotidiana. CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÂO, 27, ago/2004. Anais... Porto Alegre: INTERCOM/PUCRS, 2004.

RESUMO

Este estudo pretende reunir elementos conceituais e evidências empíricas que possibilitem compreender a relação da mídia nas práticas de lazer em culturas juvenis, numa perspectiva da sociologia dialética da vida cotidiana. Tem como perspectiva elaborar reflexões sobre o papel da mídia, em especial a televisão, na produção de signos, sentidos e significados acerca do lazer em culturas juvenis de uma determinada localidade regional. O dimensionamento da mídia no cotidiano juvenil pressupõe dialeticamente a presença de aspectos de recepção passiva, daí reprodutora, e momentos de subversão/transgressão, daí ressignificada, como possibilidades de resistência. Os modos de abordagem da realidade consistem em questionário, entrevistas semi-estruturadas, grupos de discussão, diário de campo e observação participante. Para a análise dos dados será adotada a metodologia de análise de conteúdo.

Lazer, Comunidade e Universidade Lazer, Comunidade e Universidade

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HACK, Cássia; RIBEIRO, Sérgio Dorenski; RIBAS DE OLIVEIRA, Márcio Romeu; PIRES, Giovani De Lorenzi. Lazer, Comunidade e Universidade: registros de uma ocupação pacífica. ENCONTRO NACIONAL DE RECREAÇÂO E LAZER, 15, nov/2003, Anais... Santo André: SESC/SP 2003.

RESUMO

Este estudo torna público uma discussão necessária: a ocupação dos espaços no interior da universidade, em particular, a Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC – e coaduna com a formação do Grupo de Estudos Observatório da Mídia Esportiva. Discute o espaço público e o lazer nos grandes centros urbanos do ponto de vista crítico e se materializa em um artigo visual. Os procedimentos metodológicos são frutos de uma pesquisa descritiva que tem nos aparelhos tecnológicos sua grande matriz, fazendo da imagem uma linguagem científica possível.

Mídia Esportiva e Educação Física Escolar Mídia Esportiva e Educação Física Escolar

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LISBÔA, Mariana Mendonça. Mídia Esportiva e Educação Física Escolar: um estudo de recepção para compreensão de sentidos/significados. CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÃÊNCIAS DO ESPORTE, 13, out/2003. Anais... Caxambu-MG: CBCE, 2003.

RESUMO

O presente texto, fruto de um exercício didático de avaliação, constitui-se numa aproximação inicial da tríade mídia – infância – educação, que teve enquanto objetivo analisar o conteúdo de algumas produções televisuais infantis que crianças escolares legitimam diariamente e seus possíveis reflexos para o âmbito da Educação Física escolar/ cultura de movimento. Enquanto parte do universo simbólico que a cultura oferece para constituição de seus descendentes, esses programas acabam se constituindo em importante elemento do mundo infantil contemporâneo, carregados de sentidos/ significados compartilhados que precisam ser estudados/refletidos pela educação que se deseja transformadora.

Mídia impressa e representtações sociais expressas por competidores do IronMan Brasil/2002 Mídia impressa e representtações sociais expressas por competidores do IronMan Brasil/2002

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SAITO, Silvia Kalbusch; PIRES, Giovani De Lorenzi. Mídia impressa e representações sociais expressas por competidores do IronMan Brasil/2002: em busca de consensos fabricados. CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 13, OUT/2003. Anais... Caxambu-MG: CBCE, 2003.

RESUMO

A sociedade contemporânea demonstra grande interesse pelas práticas esportivas em ambientes outdoor, que desafiam limites e representam situações de risco. A mídia contribui na formação das Representações Sociais em torno destes esportes de risco/aventura. Nesta pesquisa, tomou-se como campo de investigação a prova Ironman Brasil (Florianópolis, 2002), analisada sob duas estratégias: a) clipagem da mídia impressa local, em cuja análise destacaram-se cinco categorias: “operacionalização”, raça!”, “individualização”, “recordes” e “passaporte para o Havaí”; b) questionário semi-aberto aplicado a participantes da prova. Analisados comparativamente os dados da mídia impressa e dos questionários, visa-se examinar existência de consensos/coincidências nos dois discursos.