Textos completos publicados em anais de eventos

Acesso aberto aos textos publicados pelos integrantes do LaboMídia em 2003/2004.

Documentos

Ordenar por : Nome | Data | Acessos [ Ascendente ]

Moda/Indumentária em culturas juvenis Moda/Indumentária em culturas juvenis

hot!
Adicionado em: 08/05/2012
Date modified: 08/05/2012
Tamanho: 146.59 kB
Downloads: 2025

COSTA, Antonio Galdino da. Moda/Indumentária em culturas juvenis: o corpo como espetáculo e como consumidor. CONGRESSO SULBRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 2, out/2004. Anais... Criciúma: CBCE/UNESC, 2004.

RESUMO

O presente trabalho é uma tentativa de procurar entender um pouco sobre a influência da indústria cultural frente aos padrões de consumo imposto as culturas juvenis. E tentar acompanhar os jovens quanto a seus modos de usar a moda/indumentária no espaço escolar. De como se o uso dessas marcas, como as roupas podem trabalhar essas relações de poder e de significação para o corpo. E observar essa relação na prática da educação física, e o cotidiano desses jovens na vida escolar.

Mídia impressa e representtações sociais expressas por competidores do IronMan Brasil/2002 Mídia impressa e representtações sociais expressas por competidores do IronMan Brasil/2002

hot!
Adicionado em: 09/05/2012
Date modified: 09/05/2012
Tamanho: 155.35 kB
Downloads: 1332

SAITO, Silvia Kalbusch; PIRES, Giovani De Lorenzi. Mídia impressa e representações sociais expressas por competidores do IronMan Brasil/2002: em busca de consensos fabricados. CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 13, OUT/2003. Anais... Caxambu-MG: CBCE, 2003.

RESUMO

A sociedade contemporânea demonstra grande interesse pelas práticas esportivas em ambientes outdoor, que desafiam limites e representam situações de risco. A mídia contribui na formação das Representações Sociais em torno destes esportes de risco/aventura. Nesta pesquisa, tomou-se como campo de investigação a prova Ironman Brasil (Florianópolis, 2002), analisada sob duas estratégias: a) clipagem da mídia impressa local, em cuja análise destacaram-se cinco categorias: “operacionalização”, raça!”, “individualização”, “recordes” e “passaporte para o Havaí”; b) questionário semi-aberto aplicado a participantes da prova. Analisados comparativamente os dados da mídia impressa e dos questionários, visa-se examinar existência de consensos/coincidências nos dois discursos.

Mídia Esportiva e Educação Física Escolar Mídia Esportiva e Educação Física Escolar

hot!
Adicionado em: 09/05/2012
Date modified: 09/05/2012
Tamanho: 147.23 kB
Downloads: 1558

LISBÔA, Mariana Mendonça. Mídia Esportiva e Educação Física Escolar: um estudo de recepção para compreensão de sentidos/significados. CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÃÊNCIAS DO ESPORTE, 13, out/2003. Anais... Caxambu-MG: CBCE, 2003.

RESUMO

O presente texto, fruto de um exercício didático de avaliação, constitui-se numa aproximação inicial da tríade mídia – infância – educação, que teve enquanto objetivo analisar o conteúdo de algumas produções televisuais infantis que crianças escolares legitimam diariamente e seus possíveis reflexos para o âmbito da Educação Física escolar/ cultura de movimento. Enquanto parte do universo simbólico que a cultura oferece para constituição de seus descendentes, esses programas acabam se constituindo em importante elemento do mundo infantil contemporâneo, carregados de sentidos/ significados compartilhados que precisam ser estudados/refletidos pela educação que se deseja transformadora.

Lazer, Comunidade e Universidade Lazer, Comunidade e Universidade

hot!
Adicionado em: 09/05/2012
Date modified: 09/05/2012
Tamanho: 135.85 kB
Downloads: 1405

HACK, Cássia; RIBEIRO, Sérgio Dorenski; RIBAS DE OLIVEIRA, Márcio Romeu; PIRES, Giovani De Lorenzi. Lazer, Comunidade e Universidade: registros de uma ocupação pacífica. ENCONTRO NACIONAL DE RECREAÇÂO E LAZER, 15, nov/2003, Anais... Santo André: SESC/SP 2003.

RESUMO

Este estudo torna público uma discussão necessária: a ocupação dos espaços no interior da universidade, em particular, a Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC – e coaduna com a formação do Grupo de Estudos Observatório da Mídia Esportiva. Discute o espaço público e o lazer nos grandes centros urbanos do ponto de vista crítico e se materializa em um artigo visual. Os procedimentos metodológicos são frutos de uma pesquisa descritiva que tem nos aparelhos tecnológicos sua grande matriz, fazendo da imagem uma linguagem científica possível.

Lazer e Mídia em Culturas Juvenis Lazer e Mídia em Culturas Juvenis

hot!
Adicionado em: 08/05/2012
Date modified: 08/05/2012
Tamanho: 168.68 kB
Downloads: 1370

HACK, Cássia; PIRES, Giovani De Lorenzi. Lazer e Mídia em Culturas Juvenis: uma abordagem da vida cotidiana. CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÂO, 27, ago/2004. Anais... Porto Alegre: INTERCOM/PUCRS, 2004.

RESUMO

Este estudo pretende reunir elementos conceituais e evidências empíricas que possibilitem compreender a relação da mídia nas práticas de lazer em culturas juvenis, numa perspectiva da sociologia dialética da vida cotidiana. Tem como perspectiva elaborar reflexões sobre o papel da mídia, em especial a televisão, na produção de signos, sentidos e significados acerca do lazer em culturas juvenis de uma determinada localidade regional. O dimensionamento da mídia no cotidiano juvenil pressupõe dialeticamente a presença de aspectos de recepção passiva, daí reprodutora, e momentos de subversão/transgressão, daí ressignificada, como possibilidades de resistência. Os modos de abordagem da realidade consistem em questionário, entrevistas semi-estruturadas, grupos de discussão, diário de campo e observação participante. Para a análise dos dados será adotada a metodologia de análise de conteúdo.