Textos completos publicados em anais de eventos

Acesso aberto aos textos publicados pelos integrantes do LaboMídia em 2003/2004.

Documentos

Ordenar por : Nome | Data | Acessos | [ Descendente ]

Da fábrica ao campo, vender tecido e vender espetáculo Da fábrica ao campo, vender tecido e vender espetáculo

hot!
Adicionado em: 09/05/2012
Date modified: 09/05/2012
Tamanho: 61.28 kB
Downloads: 1498

RIBEIRO, Sérgio Dorenski Dantas; PIRES, Giovani De Lorenzi. Da fábrica ao campo, vender tecido e vender espetáculo: tecendo os fios da história de um "casamento feliz". CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÂO, 27, ago/2004. Anais... Porto Alegre: INTERCOM/PUCRS, 2004.

RESUMO

Este estudo analisa o fetiche produzido pela mercadoria esporte, a partir de uma situação concreta: o surgimento de um Clube de Futebol de Fábrica (Associação Desportiva Confiança) na cidade de Aracaju/SE no ano de 1949. Tendo como matriz teórica o materialismo histórico e a crítica à economia política, parte do conceito de mercadoria e de sua metamorfose analisando o esporte em suas várias dimensões de entendimento na modernidade e na sua aproximação com a mídia quando esta media o seu espetáculo. A metodologia configura-se numa abordagem qualitativa, partir do método dialético, cujo os procedimentos para a coleta de dados incluem a captura em jornais, com recortes no período de 1949 a 1970 e entrevistas. A interpretação dos dados realiza-se por meio da análise de conteúdo e que já aponta alguns resultados preliminares, como o caráter mercadoria e espetáculo do esporte.

O esporte e suas manifestações midiáticas O esporte e suas manifestações midiáticas

hot!
Adicionado em: 09/05/2012
Date modified: 09/05/2012
Tamanho: 135.39 kB
Downloads: 1514

RIBAS DE OLIVEIRA, Márcio Romeu; PIRES, Giovani De Lorenzi. O esporte e suas manifestações midiáticas, novas formas de produção do conhecimento no espaço escolar. CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÂO, 26, set/2003. Anais... Belo Horizonte: INTERCOM, 2003.

RESUMO

Temos como pano de fundo para a construção do trabalho alguns elementos conceituais retirados da teoria social crítica (Adorno e Benjamin), assim como aportes na teoria da sociedade do espetáculo(Guy Debord). E a partir desse cenário se articula a necessidade de refletir e problematizar a mídia como produtora dos “espetáculos da contemporaneidade”. No campo da cultura de movimento, tentamos articular as idéias de Betti, Feres Neto e Pires sobre a “janela de vidro” e suas possibilidades de intervenção no âmbito escolar.

Inclusão no País dos excluídos Inclusão no País dos excluídos

hot!
Adicionado em: 09/05/2012
Date modified: 09/05/2012
Tamanho: 137.12 kB
Downloads: 1521

RIBEIRO, Sérgio Dorenski Dantas; LISBOA, Mariana; HACK, Cássia; COSTA, Antonio Galdino; RIBAS DE OLIVEIRA, Márcio Romeu; MENDES, Diego; MOL, Mellyssa da Costa; BITENCOURT Fernando Gonçalves; PIRES, Giovani De Lorenzi. Inclusão no País dos excluídos: Educação, Lazer a Inclusão na Universidade. Estudo de dois projetos da UFSC. ENCONTRO NACIONAL DE RECREAÇÂO E LAZER, 16. Anais... Salvador: 17 a 20/nov/2004.

RESUMO

O tema da inclusão está na agenda da sociedade brasileira, notadamente a partir da constatação de flagelos sociais como o crescente número de pessoas vivendo abaixo da linha de pobreza, de crianças fora da escola, de desempregados, etc. Como compromisso social, a universidade pública procura tematizar a questão e implementar ações que visem o seu enfrentamento tanto teórico quanto prático, em que o lazer é tomado como possibilidade de ação formativa. Na UFSC, são vários os projetos acadêmicos com este perfil, com diferentes entendimentos sobre lazer e inclusão. Dois destes, a “Prática de Ensino em Escolas do MST” e o “Brinca Mané” são tomados como objeto de estudo deste trabalho, em que documentos são analisados, entrevistas, realizadas, e filmagens das atividades são igualmente procedidas. È possível perceber influências do ideário político, econômico e social na forma como é pensada a relação entre educação, lazer e inclusão no interior de cada um dos projetos, o que os faz profundamente distintos em termos de perspectivas, ações e projetos históricos para a sociedade.

O esporte e suas manifestações midiáticas O esporte e suas manifestações midiáticas

hot!
Adicionado em: 09/05/2012
Date modified: 09/05/2012
Tamanho: 136.45 kB
Downloads: 1543

RIBAS DE OLIVEIRA, Márcio Romeu; PIRES, Giovani De Lorenzi. O esporte e suas manifestações midiáticas, novas formas de produção do conhecimento no espaço escolar. CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 13, out/2003. Anais... Caxambu-MG: CBCE, 2003.

RESUMO

Temos como pano de fundo para a construção do trabalho alguns elementos conceituais retirados da teoria social crítica (Adorno e Benjamin), assim como aportes na teoria da sociedade do espetáculo(Guy Debord). E a partir desse cenário se articula a necessidade de refletir e problematizar a mídia como produtora dos “espetáculos da contemporaneidade”. No campo da cultura de movimento, tentamos articular as idéias de Betti, Feres Neto e Pires sobre a “janela de vidro” e suas possibilidades de intervenção no âmbito escolar.

Mídia Esportiva e Educação Física Escolar Mídia Esportiva e Educação Física Escolar

hot!
Adicionado em: 09/05/2012
Date modified: 09/05/2012
Tamanho: 147.23 kB
Downloads: 1558

LISBÔA, Mariana Mendonça. Mídia Esportiva e Educação Física Escolar: um estudo de recepção para compreensão de sentidos/significados. CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÃÊNCIAS DO ESPORTE, 13, out/2003. Anais... Caxambu-MG: CBCE, 2003.

RESUMO

O presente texto, fruto de um exercício didático de avaliação, constitui-se numa aproximação inicial da tríade mídia – infância – educação, que teve enquanto objetivo analisar o conteúdo de algumas produções televisuais infantis que crianças escolares legitimam diariamente e seus possíveis reflexos para o âmbito da Educação Física escolar/ cultura de movimento. Enquanto parte do universo simbólico que a cultura oferece para constituição de seus descendentes, esses programas acabam se constituindo em importante elemento do mundo infantil contemporâneo, carregados de sentidos/ significados compartilhados que precisam ser estudados/refletidos pela educação que se deseja transformadora.