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Mídia impressa e representtações sociais expressas por competidores do IronMan Brasil/2002 Mídia impressa e representtações sociais expressas por competidores do IronMan Brasil/2002

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SAITO, Silvia Kalbusch; PIRES, Giovani De Lorenzi. Mídia impressa e representações sociais expressas por competidores do IronMan Brasil/2002: em busca de consensos fabricados. CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 13, OUT/2003. Anais... Caxambu-MG: CBCE, 2003.

RESUMO

A sociedade contemporânea demonstra grande interesse pelas práticas esportivas em ambientes outdoor, que desafiam limites e representam situações de risco. A mídia contribui na formação das Representações Sociais em torno destes esportes de risco/aventura. Nesta pesquisa, tomou-se como campo de investigação a prova Ironman Brasil (Florianópolis, 2002), analisada sob duas estratégias: a) clipagem da mídia impressa local, em cuja análise destacaram-se cinco categorias: “operacionalização”, raça!”, “individualização”, “recordes” e “passaporte para o Havaí”; b) questionário semi-aberto aplicado a participantes da prova. Analisados comparativamente os dados da mídia impressa e dos questionários, visa-se examinar existência de consensos/coincidências nos dois discursos.

Lazer e Mídia em Culturas Juvenis Lazer e Mídia em Culturas Juvenis

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HACK, Cássia; PIRES, Giovani De Lorenzi. Lazer e Mídia em Culturas Juvenis: uma abordagem da vida cotidiana. CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÂO, 27, ago/2004. Anais... Porto Alegre: INTERCOM/PUCRS, 2004.

RESUMO

Este estudo pretende reunir elementos conceituais e evidências empíricas que possibilitem compreender a relação da mídia nas práticas de lazer em culturas juvenis, numa perspectiva da sociologia dialética da vida cotidiana. Tem como perspectiva elaborar reflexões sobre o papel da mídia, em especial a televisão, na produção de signos, sentidos e significados acerca do lazer em culturas juvenis de uma determinada localidade regional. O dimensionamento da mídia no cotidiano juvenil pressupõe dialeticamente a presença de aspectos de recepção passiva, daí reprodutora, e momentos de subversão/transgressão, daí ressignificada, como possibilidades de resistência. Os modos de abordagem da realidade consistem em questionário, entrevistas semi-estruturadas, grupos de discussão, diário de campo e observação participante. Para a análise dos dados será adotada a metodologia de análise de conteúdo.

Lazer, Comunidade e Universidade Lazer, Comunidade e Universidade

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HACK, Cássia; RIBEIRO, Sérgio Dorenski; RIBAS DE OLIVEIRA, Márcio Romeu; PIRES, Giovani De Lorenzi. Lazer, Comunidade e Universidade: registros de uma ocupação pacífica. ENCONTRO NACIONAL DE RECREAÇÂO E LAZER, 15, nov/2003, Anais... Santo André: SESC/SP 2003.

RESUMO

Este estudo torna público uma discussão necessária: a ocupação dos espaços no interior da universidade, em particular, a Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC – e coaduna com a formação do Grupo de Estudos Observatório da Mídia Esportiva. Discute o espaço público e o lazer nos grandes centros urbanos do ponto de vista crítico e se materializa em um artigo visual. Os procedimentos metodológicos são frutos de uma pesquisa descritiva que tem nos aparelhos tecnológicos sua grande matriz, fazendo da imagem uma linguagem científica possível.

Ritual olímpico e os mitos da modernidade Ritual olímpico e os mitos da modernidade

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BITENCOURT, Fernando Gonçalves. Ritual olímpico e os mitos da modernidade: implicações midiáticas. CONGRESSO SULBRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 2, out/2004. Anais... Criciúma: CBCE/UNESC, 2004.

RESUMO

Este ensaio pretende discutir os Jogos Olímpicos de Atenas como um ritual que organiza e estrutura as narrativas míticas que constróem a modernidade. Reflete sobre o papel dos meios de comunicação de massa na disseminação destas narrativas através da divulgação massiva deste ritual, produzindo um processo de identificação dos sujeitos através de estratégias específicas, colaborando na fragmentação das identidades e na cisão entre cultura subjetiva e cultura objetiva, o que, conforme Simmel, configuraria-se na tragédia da cultura.

Da fábrica ao campo, vender tecido e vender espetáculo Da fábrica ao campo, vender tecido e vender espetáculo

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RIBEIRO, Sérgio Dorenski Dantas; PIRES, Giovani De Lorenzi. Da fábrica ao campo, vender tecido e vender espetáculo: tecendo os fios da história de um "casamento feliz". CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÂO, 27, ago/2004. Anais... Porto Alegre: INTERCOM/PUCRS, 2004.

RESUMO

Este estudo analisa o fetiche produzido pela mercadoria esporte, a partir de uma situação concreta: o surgimento de um Clube de Futebol de Fábrica (Associação Desportiva Confiança) na cidade de Aracaju/SE no ano de 1949. Tendo como matriz teórica o materialismo histórico e a crítica à economia política, parte do conceito de mercadoria e de sua metamorfose analisando o esporte em suas várias dimensões de entendimento na modernidade e na sua aproximação com a mídia quando esta media o seu espetáculo. A metodologia configura-se numa abordagem qualitativa, partir do método dialético, cujo os procedimentos para a coleta de dados incluem a captura em jornais, com recortes no período de 1949 a 1970 e entrevistas. A interpretação dos dados realiza-se por meio da análise de conteúdo e que já aponta alguns resultados preliminares, como o caráter mercadoria e espetáculo do esporte.