Textos completos publicados em anais de eventos

Acesso aberto aos Textos publicados pelos integrantes do LaboMídia em 2012.

Documentos

Ordenar por : Nome | Data | Acessos [ Descendente ]

TIC´S E MÍDIA-EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DO SUJEITO: TIC´S E MÍDIA-EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DO SUJEITO:

hot!
Adicionado em: 21/09/2012
Date modified: 21/09/2012
Tamanho: 193.21 kB
Downloads: 2299

RIBEIRO, Sérgio Dorenski Dantas; LEIRO, Augusto César Rios. TIC´S E MÍDIA-EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DO SUJEITO: PERSPECTIVAS PARA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA, 2., 2012, Florianópolis.Anais... Florianópolis: UDESC, 2012. v. 1, p. 134 - 135. CD-ROM.

RESUMO

Este estudo é um recorte do Projeto de Tese vinculado ao Programa de Pós-graduação em Educação da UFBA, intitulado: “Mídia-Educação e suas implicações na Formação do Sujeito: Subversão a partir da Educação Física”, cujo objetivo foi analisar o uso das Tic´s e Mídia na Educação Básica a partir da Educação Física na escola.

UMA NOVA IMAGEM/IDENTIDADE PARA A SELEÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL UMA NOVA IMAGEM/IDENTIDADE PARA A SELEÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL

hot!
Adicionado em: 27/11/2012
Date modified: 27/11/2012
Tamanho: 1.4 MB
Downloads: 1432

BRÜGGEMANN, Angelo Luiz; PIRES, Giovani De Lorenzi. Uma nova imagem/identidade para a seleção brasileira de futebol: estudo a partir da mídia. Congresso SulBrasileiro de Ciências do Esporte, 6, Anais... Rio Grande/RG, 13 a 15 de setembro de 2012.

RESUMO

 Neste estudo tivemos como tema a consolidação da nova imagem/identidade da seleção brasileira pela mídia, com aproximação da Copa/2014 em território tupiniquim e a exigência de boas apresentações junto aos torcedores, a palavra de ordem imposta era “renovação”. Renovação esta que deveria acontecer a qualquer custo com objetivo de recuperar a identidade do futebol brasileiro admitido como futebol bonito. Então, o objetivo é analisar de que modo(s) a mídia brasileira, considerada a grande formadora de opinião da sociedade, vem contribuindo para construir/consolidar esta nova identidade. O “corpus” da pesquisa se constitui por matérias veiculadas nos portais de notícias das grandes empresas de comunicação, que utilizam esta ferramenta digital na perspectiva da convergência digital. A coleta dos dados inclui os períodos da Copa América/2011, do Mundial Sub-20/2011 e os amistosos da seleção durante o ano de 2011. Após as primeiras pré-análises, chegou-se a um número de 294 matérias pertinentes ao tema, que foram analisadas segundo ferramentas da análise de conteúdo. Com este campo tecemos hipóteses da formação de identidade no período do recorte, sendo observadas algumas características marcantes como a “renovação” que aconteceu em partes, a reaproximação com a torcida, a comunicação e o descontentamento da mídia com o selecionado.