Textos completos publicados em anais de eventos

Acesso aberto aos Textos publicados pelos integrantes do LaboMídia em 2012.

Documentos

Ordenar por : Nome | Data | Acessos [ Descendente ]

ESPORTE E MÍDIA: DISCURSOS E REPRESENTAÇÕES ESPORTE E MÍDIA: DISCURSOS E REPRESENTAÇÕES

hot!
Adicionado em: 09/05/2012
Date modified: 27/11/2012
Tamanho: 542.7 kB
Downloads: 1730

PAIXÃO, Janderson dos Santos. Esporte e mídia: discursos e representações presentes nos Jogos Pan-americanos Guadalajara 2011. In: IX SEMANA DA EDUCAÇÃO FISICA DA UFS, 2012, São Cristóvão/SE. Anais..., 9, Universidade Federal de Sergipe/UFS, 10 a 13 abril 2012, (cd-rom).

RESUMO

O Brasil é o país onde está acontecendo os principais megaeventos esportivos do mundo. Isso começou, de maneira continental, com os Jogos Pan-americanos e o Para-Pan de 2007, realizado na cidade do Rio de Janeiro, e continuará, de maneira global, com a realização da Copa do Mundo de Futebol da FIFA, que será realizada em 2014 e, logo em seguida acontecerá as Olimpíadas e as Paraolimpíadas de 2016, no qual a sede será a cidade do Rio de Janeiro. Esse período de 2007 a 2016 tem sido chamado de a “década dos megaeventos esportivos no Brasil”.

ESPORTE E MÍDIA: JOGOS PAN-AMERICANOS GUADALAJARA 2011 ESPORTE E MÍDIA: JOGOS PAN-AMERICANOS GUADALAJARA 2011

hot!
Adicionado em: 27/11/2012
Date modified: 27/11/2012
Tamanho: 530.39 kB
Downloads: 1603

PAIXÃO, Janderson dos Santos; MEZZAROBA, Cristiano. Esporte e Mídia: Discursos e representações presentes nos Jogos Pan-americanos Guadalajara/2011. In: VI COLÓQUIO INTERNACIONAL EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE - EDUCON, 2012, São Cristóvão/SE. Anais..., 40, Universidade Federal de Sergipe/UFS, 20 a 22 de setembro 2012 (on-line).

RESUMO

A presente pesquisa caracteriza-se como um estudo de análise do produto midiático, com o objetivo de identificar e analisar quais os discursos e representações que estiveram presentes e foram utilizadas pela Rede Record de Televisão no período que antecedeu os Jogos Panamericanos de Guadalajara/2011. Para analisar os vídeos/reportagens coletados foi utilizada a análise de conteúdo. Cinco categorias foram criadas: Técnica, Nacionalismo, Infra-estrutura e Segurança, Variedades, Política e Economia. Após serem feitas todas as análises, concluímos respondendo a pergunta inicial que embasou a pesquisa, apresentamos os discursos e as representações veiculados pela Record aos Jogos, trazendo algumas implicações, possibilidades e responsabilidades relacionados à mídia, grandes eventos esportivos e Educação Física.

ESTUDO PRELIMINAR DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE EF E MÍDIA/TIC´S ESTUDO PRELIMINAR DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE EF E MÍDIA/TIC´S

hot!
Adicionado em: 27/11/2012
Date modified: 27/11/2012
Tamanho: 1.41 MB
Downloads: 1358

SANTOS, Silvan Menezes et al. Estudo preliminar da produção científica sobre educação física e mídia/TICs em periódicos nacionais. Congresso SulBrasileiro de Ciências do Esporte, 6, Anais... Rio Grande/RG, 13 a 15 de setembro de 2012.

RESUMO

Há algum tempo, temos observado o crescimento na produção envolvendo a Mídia e as TICs na Educação Física, por meio da participação em congressos e em periódicos da área. Por essa razão, sentimos a necessidade de desenvolver um estudo que proporcionasse um panorama geral baseado no levantamento da produção científica sobre Mídia/TICs veiculada em revistas da Educação Física no período que compreende 2009 a 2012, o que nos possibilita apontar possíveis tendências e lacunas na produção científica deste campo de conhecimento. Esta é uma pesquisa coletiva em andamento, de caráter documental, que busca descrever, classificar e analisar os textos publicados em 16 periódicos da área. O estudo indicou uma tendência do crescimento e do estreitamento das relações entre o campo de conhecimento e a apropriação das TICs.

FORMAÇÃO INICIAL NA DOCÊNCIA EM EDUCAÇÃO FÍSICA. FORMAÇÃO INICIAL NA DOCÊNCIA EM EDUCAÇÃO FÍSICA.

hot!
Adicionado em: 21/09/2012
Date modified: 21/09/2012
Tamanho: 192.99 kB
Downloads: 1441

HACK, Cássia. FORMAÇÃO INICIAL NA DOCÊNCIA EM EDUCAÇÃO FÍSICA, UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA, 2., 2012, Florianópolis.Anais... Florianópolis: UDESC, 2012. v. 1, p. 210 - 211. CD-ROM.

RESUMO

Este trabalho apresenta o Projeto de Incentivo a Docência em Educação Física (PIDEF) que constitui uma experiência do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) da UNIFAP aprovado em edital pela CAPES.

LA EDUCACIÓN FÍSICA BRASILERA Y LAS TECNOLOGÍAS DE LA INFORMACIÓN Y COMUNICACIÓN LA EDUCACIÓN FÍSICA BRASILERA Y LAS TECNOLOGÍAS DE LA INFORMACIÓN Y COMUNICACIÓN

hot!
Adicionado em: 09/05/2012
Date modified: 09/05/2012
Tamanho: 303.81 kB
Downloads: 1214

GONÇALVES, Fernandoet al. La Educación Física Brasilera y las Tecnologías de la Información y Comunicación: reflexiones a partir del LaboMídia/UFSC.  III Congrés Europeu de Tecnologies de la Informació en l'Educació i en la Societat: una visió crítica. Barcelona, 1, 2 i 3 de febrer de 2012. (ISBN 978-84-615-7734-7)

La llegada tardía de la pos-graduación en Educación Física en Brasil (FENSTERSEIFER, 2001) no imposibilito que el campo de conocimiento buscara inserirse en el universo académico- científico, en el cual viene ampliando y diversificando sus relaciones con los varios campos de la ciencia y tecnología, como es el caso de las Tecnologías de la Información y Comunicación (TICs). Se percibe el creciente interés por la documentación deportiva y por el rescate y registro de la memoria del área, asociadamente a la garantía de acceso a estos conocimientos. Se puede observar, desde ya algún tiempo, la acción de instituciones de la Educación Física brasilera, entre las cuales: SIBRADID[1], CEV[2], CONBIDE[3] e CEME[4] (Pires, 2010).