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AS TEORIAS PROGRESSISTAS DA EF BRASILEIRA AS TEORIAS PROGRESSISTAS DA EF BRASILEIRA

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Adicionado em: 27/11/2012
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SANTOS, Leonardo dos; MEZZAROBA, Cristiano. As teorias progressistas da Educação Física brasileira e suas possíveis efetivações: um estudo bibliográfico. In: VI COLÓQUIO INTERNACIONAL EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE - EDUCON, 2012, São Cristóvão/SE. Anais..., 6, Universidade Federal de Sergipe/UFS, 20 a 22 de setembro 2012 (on-line).

RESUMO

 

Este estudo objetiva analisar e investigar as possíveis efetivações e contribuições das teorias progressistas da Educação Física na literatura do campo, através de um diálogo com os artigos publicados em algumas revistas indicadas pelo trabalho de mapeamento feito por Bracht et al (2011). Este trabalho constitui-se sob os fundamentos de uma pesquisa social de abordagem qualitativa do tipo bibliográfico, concordando com Severino (2007) e Minayo (2010). Esta investigação que objetivou tal empreitada revela alguns aspectos que podem, pelo menos, serem pensados como características das concepções investigadas, apresentando a gama de possibilidades teórico metodológicas para aqueles que atuam/pesquisa/estudam no campo da Educação Física escolar.

BLOG NA ESCOLA – USOS E POSSIBILIDADES BLOG NA ESCOLA – USOS E POSSIBILIDADES

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Adicionado em: 09/05/2012
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NUNES, Rhuan José dos Santos; OLIVEIRA, Russel Petresson Bezerra de. Blog na escola – usos e possibilidades com a Educação Física: um relato de experiência. In: IX SEMANA DA EDUCAÇÃO FISICA DA UFS, 2012, São Cristóvão/SE. Anais..., 9, Universidade Federal de Sergipe/UFS, 10 a 13 abril 2012, (cd-rom).

Este artigo apresentasse não só como um relato de experiência, mas também como uma reflexão a partir da oficina Blog na escola: usos e possibilidades com a Educação Física, ministrada para estudantes de ensino fundamental (9° ano) e médio (1° ano) do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe (CODAP/UFS) e do Colégio Atheneu Sergipense. Em meio a esse relato tencionou-se entender o Blog, o que é, como e onde criar, e os usos do Blog nas aulas de Educação Física partindo de uma perspectiva crítica e a contribuição que esse meio tem a ofertar, tendo em mente que o Blog é um importante instrumento de comunicação e interação.

BREVE DESCRIÇÃO SOBRE ESPAÇO DE LAZER BREVE DESCRIÇÃO SOBRE ESPAÇO DE LAZER

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Adicionado em: 09/05/2012
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ARAGÃO, Paula. Breve descrição sobre espaço de lazer e modos de fazer a partir de observação flutuante. In: IX SEMANA DA EDUCAÇÃO FISICA DA UFS, 2012, São Cristóvão/SE. Anais..., 9, Universidade Federal de Sergipe/UFS, 10 a 13 abril 2012, (cd-rom).

RESUMO

A interação entre disciplinas e cursos distintos no âmbito acadêmico aparece como um diferencial no contorno da formação dos profissionais que se aventuram por veredas um tanto distantes da sua linha cotidiana de pesquisa. Em torno dessa discussão trago aqui um diálogo entre figuras de estudos antropológicos, uma aproximação entre esta e a área da Educação Física para dialogar sobre o espaço/lugar de lazer e as maneiras como as pessoas inventam o seu cotidiano. Neste caso, serão utilizadas informações referentes ao Complexo de Lazer Orla de Atalaia na cidade Aracaju- SE, mas precisamente do Complexo de Esportes Radicais – uma dos equipamentos com compõe o Complexo da Orla-, no qual encontramos o Skatepark Cara de Sapo.

CARACTERÍSTICAS DO DEBATE PÚBLICO A RESPEITO DO ESPORTE CARACTERÍSTICAS DO DEBATE PÚBLICO A RESPEITO DO ESPORTE

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Adicionado em: 10/12/2012
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MENDES, D. S. et al. Características do debate público a respeito do esporte na campanha #FORARICARDOTEIXIERA no Twitter. In: IV Congresso Sudeste de Ciências do Esporte/XII Congresso Espírito Santense de Educação Física, 2012, Vitória - ES. Anais... Vitória - ES, 18 a 21/09/2012. 

RESUMO

Em 2011 se iniciou no Twitter uma campanha que reivindicava a saída do então presidente da Confederação Brasileira de Futebol. O episódio demonstrava o poder que a mobilização popular assumia nas Redes Sociais. A partir dessa temática, realizamos uma pesquisa que investigou como são os debates públicos sobre fatos esportivos no Twitter. Para tal, analisamos 725 postagens e acompanhamos a campanha por seis meses. Constatamos que para protestar, os participantes debatem entre si, divulgam opiniões pessoais e informações da mídia que não são presentes nos meios televisivos, além de abordarem a temática esportiva de modo amplo e crítico.

DIÁLOGOS PARA A CONSTITUIÇÃO DA SOCIOLOGIA DO ESPORTE DIÁLOGOS PARA A CONSTITUIÇÃO DA SOCIOLOGIA DO ESPORTE

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JESUS, Janaína Rodrigues de; ARAGÃO, Paula. Diálogos para a constituição da sociologia do esporte. In: IX SEMANA DA EDUCAÇÃO FISICA DA UFS, 2012, São Cristóvão/SE. Anais..., 9, Universidade Federal de Sergipe/UFS, 10 a 13 abril 2012, (cd-rom).

RESUMO

Este trabalho trata-se de uma breve revisão bibliográfica daqueles que contribuíram com a consolidação dos estudos em Sociologia do Esporte no Brasil, apontando alguns fatores preponderantes para o desenvolvimento dessa área bem com suas áreas temáticas tendo como base principal a obra de Valter Bracht, Sociologia Crítica do Esporte: uma introdução, voltada para uma discussão com a área da Educação Física. Considerando o esporte como um dos fenômenos mais expressivos do século passado sendo que, “o esporte carrega na sua essência a emoção, como um dos componentes integrantes desses fenômenos modernos.” (SERVULO, 2012). Para uma abordagem consideramos as contribuições e criticas referentes á teorias modernas e contemporâneas tais como: a frankfurtiana, coisificação (alienação) e repressão e manipulação e suas considerações; do marxismo ortodoxo utilizamos a tese da reprodução da força de trabalho “o esporte nesta perspectiva de analise é considerado na verdade, como um dos componentes do tempo livre ou do lazer, abrangendo a problemática mais ampla da relação trabalho lazer” (BRACHT, 2005, p. 57) entre outros.