Textos completos publicados em anais de eventos

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POSSIBILIDADES E DISCUSSÕES NA PEDAGOGIZAÇÃO DO ESPORTE. POSSIBILIDADES E DISCUSSÕES NA PEDAGOGIZAÇÃO DO ESPORTE.

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Adicionado em: 21/09/2012
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SANTOS, Silvan Menezes Dos; MEZZAROBA, Cristiano. POSSIBILIDADES E DISCUSSÕES NA PEDAGOGIZAÇÃO DO ESPORTE: UMA BUSCA DURANTE A PRÁTICA DE ENSINO NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA, 2., 2012, Florianópolis.Anais... Florianópolis: UDESC, 2012. v. 1, p. 765 - 775. CD-ROM.

RESUMO

A Educação Física (EF) no Brasil é uma área de atuação que ainda vive um momento de reflexão acerca e definição quanto ao seu campo de atuação na sociedade e principalmente no âmbito escolar no que diz respeito ao trato pedagógico com os conteúdos delimitados à área, assim como: o esporte, a ginástica, a dança, os jogos, entre outros.

OLIMPÍADAS E PARAOLIMPÍADAS 2012 OLIMPÍADAS E PARAOLIMPÍADAS 2012

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Adicionado em: 09/05/2012
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GARCIA, Luciana Carolline Pina; PAIXÃO, Janderson dos Santos; OLIVEIRA, Tamires Santos. Olimpíadas e Paraolimpíadas 2012: uma análise da cobertura do Jornal do Estado (TV Atalaia/Rede Record) em Sergipe. In: IX SEMANA DA EDUCAÇÃO FISICA DA UFS, 2012, São Cristóvão/SE. Anais..., 9, Universidade Federal de Sergipe/UFS, 10 a 13 abril 2012, (cd-rom).

Esta pesquisa está inserida em um contexto de análise da chamada "década dos megaeventos esportivos". Sabe-se que o Brasil vem se tornando uma grande atenção mundial no que se refere ao cenário esportivo, isso acontece porque o mesmo irá sediar a Copa das Confederações (2013), a Copa do Mundo FIFA de 2014 e as Olimpíadas e Paraolimpíadas em 2016. Em 2012, portanto, ano olímpico que culmina como uma "preparação brasileira" para sediar os Jogos Olímpicos de 2016, teremos, em Londres/Inglaterra, a exacerbação do fenômeno esportivo nas suas múltiplas facetas, articulando, para isso, os mais variados setores, como economia, cultura, política, educação e, claro, esportivo todos estes apresentados para a sociedade brasileira por meio das diversas mídias sejam elas, televisiva, impressa ou digital.

O CORPO DEFICIENTE NO CONTEXTO HISTÓRICO O CORPO DEFICIENTE NO CONTEXTO HISTÓRICO

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Adicionado em: 09/05/2012
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SANTOS, Victor Relson; ZOBOLI, Fábio. O corpo deficiente no contexto histórico da Educação Física. In: IX SEMANA DA EDUCAÇÃO FISICA DA UFS, 2012, São Cristóvão/SE. Anais..., 9, Universidade Federal de Sergipe/UFS, 10 a 13 abril 2012, (cd-rom).

Na opinião de Le Prestre (2000, p. 67), "a política pública é, antes de tudo, o que o Estado no plano nacional, ou os Estados e atores internacionais, deles emanados, no plano internacional, fazem ou não fazem". No presente texto, se considera que Políticas Públicas em Educação é o conjunto de princípios, de diretrizes e de ações estratégicas desenvolvidas pelos poderes públicos e pela iniciativa privada no objetivo da promoção e desenvolvimento da cultura educacional. A política educacional é prevista pela Constituição Federal e garante a educação a todos. A educação é dever do estado e direito do cidadão.

MÍDIA-EDUCAÇÃO E EDU. FÍSICA: COMO FUNCIONA? MÍDIA-EDUCAÇÃO E EDU. FÍSICA: COMO FUNCIONA?

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NUNES, Rhuan José dos Santos. Mídia-educação e Educação Física: como funciona?. In: IX SEMANA DA EDUCAÇÃO FISICA DA UFS, 2012, São Cristóvão/SE.Anais..., 9, Universidade Federal de Sergipe/UFS, 10 a 13 abril 2012, (cd-rom).

RESUMO

Este trabalho é resultado de um estudo teórico sobre a educação para as mídias na Educação Física no âmbito escolar, e teve como principal objetivo analisar a mídia-educação e seus usos nas aulas de Educação Física levando-se em consideração a importância das tecnologias de informação e comunicação na atualidade, em que a mídia-educação apresenta-se tanto como possibilidade conceitual, quanto metodológica, para a formação do sujeito crítico, reflexivo e produtor de conhecimento no ambiente escolar.

MEGAEVENTOS NA MÍDIA SERGIPANA: ESTUDO DE RECEPÇÃO MEGAEVENTOS NA MÍDIA SERGIPANA: ESTUDO DE RECEPÇÃO

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Adicionado em: 04/12/2012
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MEZZAROBA, Cristiano; RIBEIRO, Sérgio Dorenski; ZOBOLI, Fabio; MATOS, Keyte dos Santos; SANTOS, Leonardo dos. Megaeventos esportivos na mídia sergipana: um estudo de recepção com professores de Educação Física frente às Olimpíadas e Paraolimpíadas/2012. In: IV Congresso Nordeste de Ciências do Esporte - CONECE, 2012, Feira de Santana/BA. Anais..., CBCE-BA, 2012.

RESUMO

Este estudo analisa como os professores de Educação Física (EF) da rede pública de Sergipe (SE) estão acompanhando e interpretando os discursos midiático-esportivos através da mídia sergipana em relação aos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos/2012, bem como investiga a maneira pela qual – possivelmente – mediam este tema em suas práticas pedagógicas no ambiente escolar. Faz parte de uma pesquisa ampla realizada pelo LaboMídia/UFS – Laboratório e Observatório da Mídia Esportiva – em que busca analisar a cobertura midiática no Estado de SE, em especial, às formas de “agendamento midiático-esportivo” e seu impacto na/para a população na “dialética global-local” e que será realizada em torno dos megaeventos esportivos. Metodologicamente, caracteriza-se como um estudo descritivo, de abordagem qualitativa, do tipo estudo de recepção. A partir de junho/2012, culminando com a abertura do evento, faremos uso de questionários mistos e entrevistas semi-estruturadas, a fim de coletar tais informações, as quais serão interpretadas à luz dos procedimentos de análise de conteúdo.