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A TRÍADE CULTURA, CIÊNCIA E MERCADO: OS PADRÕES DE BELEZA A TRÍADE CULTURA, CIÊNCIA E MERCADO: OS PADRÕES DE BELEZA

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Adicionado em: 04/12/2012
Date modified: 04/12/2012
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CORREIA, Elder Silva; ZOBOLI, Fabio; MEZZAROBA, Cristiano. A tríade cultura, ciência e mercado: os padrões de beleza corporal masculina como foco de análise. In: IV Congresso Nordeste de Ciências do Esporte - CONECE, 2012, Feira de Santana/BA. Anais..., CBCE-BA, 2012.

RESUMO

O presente texto apresenta alguns conceitos e aproximações no que tange a tríade cultura, ciência e mercado tendo o padrão de beleza corporal masculino como foco de tensão e diálogo. A partir dessa relação, analisamos de que forma esses padrões de beleza corporal afetam a subjetividade do homem a fim de que o mesmo o materialize no seu corpo – subjetivação/objetivação. A cultura subjetiva um modelo de corpo e para subsidiá-lo existe um mercado que instrumentaliza o homem para materializar tal corpo sugerido. Esse mercado é amparado por toda uma ciência/tecnologia que cada vez mais está se superando na tentativa de atender as necessidades instituídas por esses arquétipos. Sob este aspecto o texto também faz alusão ao possível papel da Educação Física em meio a essa relação complexa de engrenagens que abarcam a cultura, ciência, mercado responsável pela construção dos padrões de beleza corporal masculina.

A TRÍADE CULTURA, CIÊNCIA E MERCADO A TRÍADE CULTURA, CIÊNCIA E MERCADO

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Adicionado em: 09/05/2012
Date modified: 09/05/2012
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CORREIA, Elder Silva; ZOBOLI, Fábio. A tríada cultura, ciência e mercado: os padrões de beleza corporal masculina como foco de análise. In: IX SEMANA DA EDUCAÇÃO FISICA DA UFS, 2012, São Cristóvão/SE. Anais..., 9, Universidade Federal de Sergipe/UFS, 10 a 13 abril 2012, (cd-rom).

O termo “cultura” é um conceito dos mais importantes e mais utilizados por todas as ciências que abrangem o campo das ciências sociais e humanas tais como a antropologia, a sociologia e a filosofia. O conceito de cultura possui diversas definições em diferentes momentos históricos e devido a isso pode ter um sentido mais restrito ou mais abrangente.

A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

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Adicionado em: 21/09/2012
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SILVA, Angélica Caetano da; PIRES, Giovani de Lorenzi. A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UM CONSTANTE DESAFIO EM QUESTÃO. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA, 2., 2012, Florianópolis.Anais... Florianópolis: UDESC, 2012. v. 1, p. 1521 - 1532. CD-ROM.

RESUMO

Um dos problemas que não só a Educação Física vem encontrado, mas essa de modo especial, desde sua construção até os dias atuais é a relação teoria e prática no âmbito de seu desenvolvimento escolar. Muito se publicou sobre tal assunto, ressaltando o quanto este componente curricular fixou-se aparentemente como uma prática ou atividade na escola.

A MÍDIA EM DEBATE NA CAMPANHA #FORARICARDOTEIXEIRA DO TWITTER A MÍDIA EM DEBATE NA CAMPANHA #FORARICARDOTEIXEIRA DO TWITTER

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Adicionado em: 10/12/2012
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MENDES, D. S. et al. A Mídia em Debate na Campanha #FORARICARDOTEIXIERA do Twitter. In: XVII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste, 2012, Ouro Preto - MG. Anais... Ouro Preto - MG, 28 a 30/06/2012. pag 1-15.

RESUMO

Em 2011 ganhou espaço na mídia um movimento que se iniciou no Twitter e que reivindicava a saída do então presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O episódio demonstrava o poder que a mobilização popular assumia nas Redes Sociais. A partir dessa temática, realizamos uma pesquisa com o objetivo de investigar como são os debates públicos sobre fatos esportivos na Rede Social Twitter, a partir de um estudo de caso da campanha "Fora Ricardo Teixeira". Para tal, analisamos 725 postagens textuais do Twitter e acompanhamos a campanha por seis meses. Constatamos que para protestar, os participantes debatem entre si, divulgam opiniões pessoais e informações da mídia que não são presentes nos meios televisivos, além de abordarem a temática esportiva de modo amplo e crítico.

A MÍDIA E A RECONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DA SELEÇÃO BRASILEIRA PÓS-DUNGA. A MÍDIA E A RECONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DA SELEÇÃO BRASILEIRA PÓS-DUNGA.

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Adicionado em: 21/09/2012
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MIRANDA, Lyana Thédiga; BRUGGEMANN, Angelo; PIRES, Giovani De Lorenzi. A Mídia e a Reconstrução da Identidade da Seleção Brasileira pós-Dunga. Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação/INTERCOM, 35, Anais... Fortaleza, CE, 3-7/9/2012.

Resumo

A derrota da seleção brasileira na Copa do Mundo FIFA/2010, marcada pelas hostilidades entre a mídia e o treinador Dunga, implicou a criação de um projeto de reconstrução da identidade visando à Copa de 2014 no Brasil, projeto esse que contou com a participação da própria mídia brasileira, ora como incentivadora, ora como crítica. Este texto retrata, em três atos midiáticos, esse processo de renovação da imagem da seleção: a primeira convocação de Mano Menezes; a Copa América e o Mundial sub20; os amistosos da seleção em 2011.

Palavras-chave: Identidade; seleção brasileira; mídia; pós-Dunga.