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BLOG NA ESCOLA – USOS E POSSIBILIDADES BLOG NA ESCOLA – USOS E POSSIBILIDADES

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Adicionado em: 09/05/2012
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NUNES, Rhuan José dos Santos; OLIVEIRA, Russel Petresson Bezerra de. Blog na escola – usos e possibilidades com a Educação Física: um relato de experiência. In: IX SEMANA DA EDUCAÇÃO FISICA DA UFS, 2012, São Cristóvão/SE. Anais..., 9, Universidade Federal de Sergipe/UFS, 10 a 13 abril 2012, (cd-rom).

Este artigo apresentasse não só como um relato de experiência, mas também como uma reflexão a partir da oficina Blog na escola: usos e possibilidades com a Educação Física, ministrada para estudantes de ensino fundamental (9° ano) e médio (1° ano) do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe (CODAP/UFS) e do Colégio Atheneu Sergipense. Em meio a esse relato tencionou-se entender o Blog, o que é, como e onde criar, e os usos do Blog nas aulas de Educação Física partindo de uma perspectiva crítica e a contribuição que esse meio tem a ofertar, tendo em mente que o Blog é um importante instrumento de comunicação e interação.

AS TEORIAS PROGRESSISTAS DA EF BRASILEIRA AS TEORIAS PROGRESSISTAS DA EF BRASILEIRA

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Adicionado em: 27/11/2012
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SANTOS, Leonardo dos; MEZZAROBA, Cristiano. As teorias progressistas da Educação Física brasileira e suas possíveis efetivações: um estudo bibliográfico. In: VI COLÓQUIO INTERNACIONAL EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE - EDUCON, 2012, São Cristóvão/SE. Anais..., 6, Universidade Federal de Sergipe/UFS, 20 a 22 de setembro 2012 (on-line).

RESUMO

 

Este estudo objetiva analisar e investigar as possíveis efetivações e contribuições das teorias progressistas da Educação Física na literatura do campo, através de um diálogo com os artigos publicados em algumas revistas indicadas pelo trabalho de mapeamento feito por Bracht et al (2011). Este trabalho constitui-se sob os fundamentos de uma pesquisa social de abordagem qualitativa do tipo bibliográfico, concordando com Severino (2007) e Minayo (2010). Esta investigação que objetivou tal empreitada revela alguns aspectos que podem, pelo menos, serem pensados como características das concepções investigadas, apresentando a gama de possibilidades teórico metodológicas para aqueles que atuam/pesquisa/estudam no campo da Educação Física escolar.

AS TEORIAS PROGRESSISTAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA BRASILEIRA AS TEORIAS PROGRESSISTAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA BRASILEIRA

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SANTOS, Leonardo dos; MEZZAROBA, Cristiano. As teorias progressistas da Educação Física brasileira e suas possíveis efetivações: problematizando o contexto de Itabaiana/SE. In: IX SEMANA DA EDUCAÇÃO FISICA DA UFS, 2012, São Cristóvão/SE. Anais..., 9, Universidade Federal de Sergipe/UFS, 10 a 13 abril 2012, (cd-rom).

RESUMO

Este estudo se trata de uma pesquisa que ainda está em andamento. É desenvolvida com o auxílio da bolsa oferecida pelo Programa Especial de Inclusão e Iniciação Científica (PIIC)3. Objetivo geral volta-se a analisar e investigar as possíveis efetivações e contribuições das teorias progressistas da Educação Física no âmbito escolar de Itabaiana-SE. Mas, é bom ressaltar que nesse primeiro momento da investigação não iremos a campo, desse modo, o nosso objetivo geral preocupa-se em analisar as possíveis efetivações e contribuições das teorias progressistas da Educação Física na literatura da área, através de um diálogo com os artigos e livros que materializam esse debate. Assim, esta pesquisa constitui-se sob os fundamentos de uma pesquisa social de abordagem qualitativa e caráter bibliográfico, pois de acordo com Severino (2007), nos debruçamos sobre livros e artigos limitados estritamente ao assunto. E sob as características de uma pesquisa de uma pesquisa qualitativa porque não se preocupa em quantificar nem enumerar as obras e os artigos selecionados e sim, em uma análise sobre eles, concordando com Minayo (2010).

AS OLIMPÍADAS E PARAOLIMPÍADAS DE 2012 NA MÍDIA SERGIPANA AS OLIMPÍADAS E PARAOLIMPÍADAS DE 2012 NA MÍDIA SERGIPANA

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MEZZAROBA, Cristiano et al. As olimpíadas e paraolimpíadas de 2012 na mídia sergipana: investigando estratégias de agendamento e a mobilização da dialética global-local. Congresso SulBrasileiro de Ciências do Esporte, 6, Anais... Rio Grande/RG, 13 a 15 de setembro de 2012.

RESUMO

 

Com a chamada "década esportiva", o Brasil tem atraído as atenções mundiais destacando-se no cenário esportivo por sediar o Pan-americano/2007 no Rio de Janeiro, Copa das Confederações/2013, Copa do Mundo/2014, e os Jogos Olímpicos, Rio/2016. Em 2012, ano olímpico que culmina como "preparação brasileira" para sediar os Jogos Olímpicos/2016, teremos, em Londres/Inglaterra, a exacerbação do fenômeno esportivo nas suas múltiplas facetas, articulando diversos setores, como economia, cultura, política, educação e esporte - apresentados para o país através da mídia, especialmente, televisão, jornais impressos e internet. Convictos de haver uma antecipação e crescente visibilidade das Olimpíadas/2012, a qual denominamos de "agendamento midiático-esportivo", intentamos pesquisar as maneiras como os veículos midiáticos do estado de Sergipe (jornal impresso, mídia digital e televisiva) apresentam para a população local os acontecimentos relativos ao megaevento, fazendo o exercício da "dialética global-local" - estratégia de aproximação do evento com a população local, procurando criar uma identidade com o público, a partir de mediações culturais locais/globais. Além disso, como forma de acompanhar as maneiras pelas quais determinados sujeitos recebem e interpretam tais discursos, temos como foco concomitante ao desenvolvimento desta pesquisa, realizar um estudo de recepção à mídia esportiva investigando professores de Educação Física da rede estadual/SE.

AÇÃO DO PROFESSOR NA CONSTRUÇÃO DAS IDENTIDADES DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. AÇÃO DO PROFESSOR NA CONSTRUÇÃO DAS IDENTIDADES DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR.

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GARCIA, Luciana Carolline Pina. AÇÃO DO PROFESSOR NA CONSTRUÇÃO DAS IDENTIDADES DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA, 2., 2012, Florianópolis.Anais... Florianópolis: UDESC, 2012. v. 1, p. 122 - 123. CD-ROM.

RESUMO

As questões de gênero vêm ganhando espaço no campo da Educação Física (EF) uma vez que estas são constituídas a partir dos aspectos sociais, culturais e históricos entre homens e mulheres de acordo com as diferenças percebidas. Segundo Saraiva (2002), o ideal seria que ambos os sexos assimilassem a cultura um do outro como alargamento de suas potencialidades, ou seja, se um indivíduo ajudar o outro eles podem aprender e adquirir mais conhecimento, diante disso, qual será o papel do professor no processo de construção das identidades, conflitos e relações de gênero?