Textos completos publicados em anais de eventos

Acesso aberto aos Textos publicados pelos integrantes do LaboMídia em 2012.

Documentos

Ordenar por : Nome | Data | Acessos [ Ascendente ]

MEGAEVENTOS NA MÍDIA SERGIPANA MEGAEVENTOS NA MÍDIA SERGIPANA

hot!
Adicionado em: 09/05/2012
Date modified: 27/11/2012
Tamanho: 526.19 kB
Downloads: 1790

MEZZAROBA, Cristiano; RIBEIRO, Sérgio Dorenski Dantas; MATOS, Keyte dos Santos; SANTOS, Leonardo dos; ZOBOLI, Fabio. Megaeventos na mídia sergipana: professores de Educação Física frente às Olimpíadas e Paraolimpíadas 2012 – um estudo de recepção. In: IX SEMANA DA EDUCAÇÃO FISICA DA UFS, 2012, São Cristóvão/SE. Anais..., 9, Universidade Federal de Sergipe/UFS, 10 a 13 abril 2012, (cd-rom).

RESUMO

Este estudo, ainda projeto de pesquisa, propõe-se investigar como os professores de Educação Física das redes pública e/ou privada de Sergipe estão acompanhando e interpretando os discursos midiático-esportivos através da mídia sergipana em relação aos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos/2012, bem como investigar a maneira pela qual – possivelmente – mediam este tema em suas práticas pedagógicas no ambiente escolar. Faz parte de uma pesquisa ampla realizada pelo LaboMídia – Laboratório e Observatório da Mídia Esportiva - em que busca analisar a cobertura midiática no estado de Sergipe, em especial, às formas de “agendamento midiático-esportivo” e seu impacto na/para a população na “dialética global-local” e que será realizada em torno dos megaeventos esportivos citados acima. Metodologicamente, caracteriza-se como um estudo descritivo, de abordagem qualitativa, do tipo estudo de recepção. Pretende-se iniciar a investigação a partir de abril/2012, culminando com a abertura do evento, em julho do mesmo ano. Para isso, faremos uso de questionários mistos e entrevistas semi-estruturadas, a fim de coletar tais informações, as quais serão procedidas com a análise de conteúdo.

LAZER SOBRE RODAS NO CARTÃO POSTAL LAZER SOBRE RODAS NO CARTÃO POSTAL

hot!
Adicionado em: 27/11/2012
Date modified: 27/11/2012
Tamanho: 1.47 MB
Downloads: 1412

ARAGÃO, Paula. Lazer sobre rodas no cartão postal: as TICs e a socialização dos skatistas da Orla de Atalaia/SE. Congresso SulBrasileiro de Ciências do Esporte, 6, Anais... Rio Grande/RG, 13 a 15 de setembro de 2012.

RESUMO

 O cenário desse estudo é o equipamento de lazer “Cara de Sapo Skatepark”, parte do complexo público da Orla de Atalaia, em Aracaju/SE. Como espaço propício a práticas de lazer, proporciona também diversas formas de interação social entre pessoas de várias idades, principalmente crianças e jovens. Assim, investigar os processos de socialização e sua configuração no interior do movimento neotribalista - característico dos espaços urbanos –, representado pelos skatistas, constituiu o objetivo central dessa pesquisa em desenvolvimento, interessando reconhecer como os acontecimentos sociais são compreendidos por aqueles que ocupam rotineiramente o equipamento de lazer. Para a produção de dados foram utilizados procedimentos da observação participante, diário de campo, entrevistas em grupos e registros audiovisuais. Concluída a fase empírica, os dados estão sendo interpretados à luz de procedimentos sugeridos pela análise de conteúdo. Neste sentido, apresentamos aqui dados preliminares do estudo, fazendo um recorte para discutir a presença e a importância das TICs nas interações sociais constituídas entre os sujeitos da pesquisa.

LA EDUCACIÓN FÍSICA BRASILERA Y LAS TECNOLOGÍAS DE LA INFORMACIÓN Y COMUNICACIÓN LA EDUCACIÓN FÍSICA BRASILERA Y LAS TECNOLOGÍAS DE LA INFORMACIÓN Y COMUNICACIÓN

hot!
Adicionado em: 09/05/2012
Date modified: 09/05/2012
Tamanho: 303.81 kB
Downloads: 1341

GONÇALVES, Fernandoet al. La Educación Física Brasilera y las Tecnologías de la Información y Comunicación: reflexiones a partir del LaboMídia/UFSC.  III Congrés Europeu de Tecnologies de la Informació en l'Educació i en la Societat: una visió crítica. Barcelona, 1, 2 i 3 de febrer de 2012. (ISBN 978-84-615-7734-7)

La llegada tardía de la pos-graduación en Educación Física en Brasil (FENSTERSEIFER, 2001) no imposibilito que el campo de conocimiento buscara inserirse en el universo académico- científico, en el cual viene ampliando y diversificando sus relaciones con los varios campos de la ciencia y tecnología, como es el caso de las Tecnologías de la Información y Comunicación (TICs). Se percibe el creciente interés por la documentación deportiva y por el rescate y registro de la memoria del área, asociadamente a la garantía de acceso a estos conocimientos. Se puede observar, desde ya algún tiempo, la acción de instituciones de la Educación Física brasilera, entre las cuales: SIBRADID[1], CEV[2], CONBIDE[3] e CEME[4] (Pires, 2010).

FORMAÇÃO INICIAL NA DOCÊNCIA EM EDUCAÇÃO FÍSICA. FORMAÇÃO INICIAL NA DOCÊNCIA EM EDUCAÇÃO FÍSICA.

hot!
Adicionado em: 21/09/2012
Date modified: 21/09/2012
Tamanho: 192.99 kB
Downloads: 1553

HACK, Cássia. FORMAÇÃO INICIAL NA DOCÊNCIA EM EDUCAÇÃO FÍSICA, UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA, 2., 2012, Florianópolis.Anais... Florianópolis: UDESC, 2012. v. 1, p. 210 - 211. CD-ROM.

RESUMO

Este trabalho apresenta o Projeto de Incentivo a Docência em Educação Física (PIDEF) que constitui uma experiência do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) da UNIFAP aprovado em edital pela CAPES.

ESTUDO PRELIMINAR DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE EF E MÍDIA/TIC´S ESTUDO PRELIMINAR DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE EF E MÍDIA/TIC´S

hot!
Adicionado em: 27/11/2012
Date modified: 27/11/2012
Tamanho: 1.41 MB
Downloads: 1563

SANTOS, Silvan Menezes et al. Estudo preliminar da produção científica sobre educação física e mídia/TICs em periódicos nacionais. Congresso SulBrasileiro de Ciências do Esporte, 6, Anais... Rio Grande/RG, 13 a 15 de setembro de 2012.

RESUMO

Há algum tempo, temos observado o crescimento na produção envolvendo a Mídia e as TICs na Educação Física, por meio da participação em congressos e em periódicos da área. Por essa razão, sentimos a necessidade de desenvolver um estudo que proporcionasse um panorama geral baseado no levantamento da produção científica sobre Mídia/TICs veiculada em revistas da Educação Física no período que compreende 2009 a 2012, o que nos possibilita apontar possíveis tendências e lacunas na produção científica deste campo de conhecimento. Esta é uma pesquisa coletiva em andamento, de caráter documental, que busca descrever, classificar e analisar os textos publicados em 16 periódicos da área. O estudo indicou uma tendência do crescimento e do estreitamento das relações entre o campo de conhecimento e a apropriação das TICs.