Textos completos publicados em anais de eventos

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AÇÃO DO PROFESSOR NA CONSTRUÇÃO DAS IDENTIDADES DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. AÇÃO DO PROFESSOR NA CONSTRUÇÃO DAS IDENTIDADES DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR.

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Adicionado em: 21/09/2012
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GARCIA, Luciana Carolline Pina. AÇÃO DO PROFESSOR NA CONSTRUÇÃO DAS IDENTIDADES DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA, 2., 2012, Florianópolis.Anais... Florianópolis: UDESC, 2012. v. 1, p. 122 - 123. CD-ROM.

RESUMO

As questões de gênero vêm ganhando espaço no campo da Educação Física (EF) uma vez que estas são constituídas a partir dos aspectos sociais, culturais e históricos entre homens e mulheres de acordo com as diferenças percebidas. Segundo Saraiva (2002), o ideal seria que ambos os sexos assimilassem a cultura um do outro como alargamento de suas potencialidades, ou seja, se um indivíduo ajudar o outro eles podem aprender e adquirir mais conhecimento, diante disso, qual será o papel do professor no processo de construção das identidades, conflitos e relações de gênero?

MEGAEVENTOS NA MÍDIA SERGIPANA: ESTUDO DE RECEPÇÃO MEGAEVENTOS NA MÍDIA SERGIPANA: ESTUDO DE RECEPÇÃO

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MEZZAROBA, Cristiano; RIBEIRO, Sérgio Dorenski; ZOBOLI, Fabio; MATOS, Keyte dos Santos; SANTOS, Leonardo dos. Megaeventos esportivos na mídia sergipana: um estudo de recepção com professores de Educação Física frente às Olimpíadas e Paraolimpíadas/2012. In: IV Congresso Nordeste de Ciências do Esporte - CONECE, 2012, Feira de Santana/BA. Anais..., CBCE-BA, 2012.

RESUMO

Este estudo analisa como os professores de Educação Física (EF) da rede pública de Sergipe (SE) estão acompanhando e interpretando os discursos midiático-esportivos através da mídia sergipana em relação aos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos/2012, bem como investiga a maneira pela qual – possivelmente – mediam este tema em suas práticas pedagógicas no ambiente escolar. Faz parte de uma pesquisa ampla realizada pelo LaboMídia/UFS – Laboratório e Observatório da Mídia Esportiva – em que busca analisar a cobertura midiática no Estado de SE, em especial, às formas de “agendamento midiático-esportivo” e seu impacto na/para a população na “dialética global-local” e que será realizada em torno dos megaeventos esportivos. Metodologicamente, caracteriza-se como um estudo descritivo, de abordagem qualitativa, do tipo estudo de recepção. A partir de junho/2012, culminando com a abertura do evento, faremos uso de questionários mistos e entrevistas semi-estruturadas, a fim de coletar tais informações, as quais serão interpretadas à luz dos procedimentos de análise de conteúdo.

LA EDUCACIÓN FÍSICA BRASILERA Y LAS TECNOLOGÍAS DE LA INFORMACIÓN Y COMUNICACIÓN LA EDUCACIÓN FÍSICA BRASILERA Y LAS TECNOLOGÍAS DE LA INFORMACIÓN Y COMUNICACIÓN

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GONÇALVES, Fernandoet al. La Educación Física Brasilera y las Tecnologías de la Información y Comunicación: reflexiones a partir del LaboMídia/UFSC.  III Congrés Europeu de Tecnologies de la Informació en l'Educació i en la Societat: una visió crítica. Barcelona, 1, 2 i 3 de febrer de 2012. (ISBN 978-84-615-7734-7)

La llegada tardía de la pos-graduación en Educación Física en Brasil (FENSTERSEIFER, 2001) no imposibilito que el campo de conocimiento buscara inserirse en el universo académico- científico, en el cual viene ampliando y diversificando sus relaciones con los varios campos de la ciencia y tecnología, como es el caso de las Tecnologías de la Información y Comunicación (TICs). Se percibe el creciente interés por la documentación deportiva y por el rescate y registro de la memoria del área, asociadamente a la garantía de acceso a estos conocimientos. Se puede observar, desde ya algún tiempo, la acción de instituciones de la Educación Física brasilera, entre las cuales: SIBRADID[1], CEV[2], CONBIDE[3] e CEME[4] (Pires, 2010).

AS OLIMPÍADAS E PARAOLIMPÍADAS DE 2012 NA MÍDIA SERGIPANA AS OLIMPÍADAS E PARAOLIMPÍADAS DE 2012 NA MÍDIA SERGIPANA

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MEZZAROBA, Cristiano et al. As olimpíadas e paraolimpíadas de 2012 na mídia sergipana: investigando estratégias de agendamento e a mobilização da dialética global-local. Congresso SulBrasileiro de Ciências do Esporte, 6, Anais... Rio Grande/RG, 13 a 15 de setembro de 2012.

RESUMO

 

Com a chamada "década esportiva", o Brasil tem atraído as atenções mundiais destacando-se no cenário esportivo por sediar o Pan-americano/2007 no Rio de Janeiro, Copa das Confederações/2013, Copa do Mundo/2014, e os Jogos Olímpicos, Rio/2016. Em 2012, ano olímpico que culmina como "preparação brasileira" para sediar os Jogos Olímpicos/2016, teremos, em Londres/Inglaterra, a exacerbação do fenômeno esportivo nas suas múltiplas facetas, articulando diversos setores, como economia, cultura, política, educação e esporte - apresentados para o país através da mídia, especialmente, televisão, jornais impressos e internet. Convictos de haver uma antecipação e crescente visibilidade das Olimpíadas/2012, a qual denominamos de "agendamento midiático-esportivo", intentamos pesquisar as maneiras como os veículos midiáticos do estado de Sergipe (jornal impresso, mídia digital e televisiva) apresentam para a população local os acontecimentos relativos ao megaevento, fazendo o exercício da "dialética global-local" - estratégia de aproximação do evento com a população local, procurando criar uma identidade com o público, a partir de mediações culturais locais/globais. Além disso, como forma de acompanhar as maneiras pelas quais determinados sujeitos recebem e interpretam tais discursos, temos como foco concomitante ao desenvolvimento desta pesquisa, realizar um estudo de recepção à mídia esportiva investigando professores de Educação Física da rede estadual/SE.

A MÍDIA EM DEBATE NA CAMPANHA #FORARICARDOTEIXEIRA DO TWITTER A MÍDIA EM DEBATE NA CAMPANHA #FORARICARDOTEIXEIRA DO TWITTER

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MENDES, D. S. et al. A Mídia em Debate na Campanha #FORARICARDOTEIXIERA do Twitter. In: XVII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste, 2012, Ouro Preto - MG. Anais... Ouro Preto - MG, 28 a 30/06/2012. pag 1-15.

RESUMO

Em 2011 ganhou espaço na mídia um movimento que se iniciou no Twitter e que reivindicava a saída do então presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O episódio demonstrava o poder que a mobilização popular assumia nas Redes Sociais. A partir dessa temática, realizamos uma pesquisa com o objetivo de investigar como são os debates públicos sobre fatos esportivos na Rede Social Twitter, a partir de um estudo de caso da campanha "Fora Ricardo Teixeira". Para tal, analisamos 725 postagens textuais do Twitter e acompanhamos a campanha por seis meses. Constatamos que para protestar, os participantes debatem entre si, divulgam opiniões pessoais e informações da mídia que não são presentes nos meios televisivos, além de abordarem a temática esportiva de modo amplo e crítico.