Textos completos publicados em anais de eventos

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MEGAEVENTOS NA MÍDIA SERGIPANA: ESTUDO DE RECEPÇÃO MEGAEVENTOS NA MÍDIA SERGIPANA: ESTUDO DE RECEPÇÃO

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Adicionado em: 04/12/2012
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MEZZAROBA, Cristiano; RIBEIRO, Sérgio Dorenski; ZOBOLI, Fabio; MATOS, Keyte dos Santos; SANTOS, Leonardo dos. Megaeventos esportivos na mídia sergipana: um estudo de recepção com professores de Educação Física frente às Olimpíadas e Paraolimpíadas/2012. In: IV Congresso Nordeste de Ciências do Esporte - CONECE, 2012, Feira de Santana/BA. Anais..., CBCE-BA, 2012.

RESUMO

Este estudo analisa como os professores de Educação Física (EF) da rede pública de Sergipe (SE) estão acompanhando e interpretando os discursos midiático-esportivos através da mídia sergipana em relação aos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos/2012, bem como investiga a maneira pela qual – possivelmente – mediam este tema em suas práticas pedagógicas no ambiente escolar. Faz parte de uma pesquisa ampla realizada pelo LaboMídia/UFS – Laboratório e Observatório da Mídia Esportiva – em que busca analisar a cobertura midiática no Estado de SE, em especial, às formas de “agendamento midiático-esportivo” e seu impacto na/para a população na “dialética global-local” e que será realizada em torno dos megaeventos esportivos. Metodologicamente, caracteriza-se como um estudo descritivo, de abordagem qualitativa, do tipo estudo de recepção. A partir de junho/2012, culminando com a abertura do evento, faremos uso de questionários mistos e entrevistas semi-estruturadas, a fim de coletar tais informações, as quais serão interpretadas à luz dos procedimentos de análise de conteúdo.

AÇÃO DO PROFESSOR NA CONSTRUÇÃO DAS IDENTIDADES DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. AÇÃO DO PROFESSOR NA CONSTRUÇÃO DAS IDENTIDADES DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR.

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Adicionado em: 21/09/2012
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GARCIA, Luciana Carolline Pina. AÇÃO DO PROFESSOR NA CONSTRUÇÃO DAS IDENTIDADES DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA, 2., 2012, Florianópolis.Anais... Florianópolis: UDESC, 2012. v. 1, p. 122 - 123. CD-ROM.

RESUMO

As questões de gênero vêm ganhando espaço no campo da Educação Física (EF) uma vez que estas são constituídas a partir dos aspectos sociais, culturais e históricos entre homens e mulheres de acordo com as diferenças percebidas. Segundo Saraiva (2002), o ideal seria que ambos os sexos assimilassem a cultura um do outro como alargamento de suas potencialidades, ou seja, se um indivíduo ajudar o outro eles podem aprender e adquirir mais conhecimento, diante disso, qual será o papel do professor no processo de construção das identidades, conflitos e relações de gênero?

LA EDUCACIÓN FÍSICA BRASILERA Y LAS TECNOLOGÍAS DE LA INFORMACIÓN Y COMUNICACIÓN LA EDUCACIÓN FÍSICA BRASILERA Y LAS TECNOLOGÍAS DE LA INFORMACIÓN Y COMUNICACIÓN

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GONÇALVES, Fernandoet al. La Educación Física Brasilera y las Tecnologías de la Información y Comunicación: reflexiones a partir del LaboMídia/UFSC.  III Congrés Europeu de Tecnologies de la Informació en l'Educació i en la Societat: una visió crítica. Barcelona, 1, 2 i 3 de febrer de 2012. (ISBN 978-84-615-7734-7)

La llegada tardía de la pos-graduación en Educación Física en Brasil (FENSTERSEIFER, 2001) no imposibilito que el campo de conocimiento buscara inserirse en el universo académico- científico, en el cual viene ampliando y diversificando sus relaciones con los varios campos de la ciencia y tecnología, como es el caso de las Tecnologías de la Información y Comunicación (TICs). Se percibe el creciente interés por la documentación deportiva y por el rescate y registro de la memoria del área, asociadamente a la garantía de acceso a estos conocimientos. Se puede observar, desde ya algún tiempo, la acción de instituciones de la Educación Física brasilera, entre las cuales: SIBRADID[1], CEV[2], CONBIDE[3] e CEME[4] (Pires, 2010).

AS OLIMPÍADAS E PARAOLIMPÍADAS DE 2012 NA MÍDIA SERGIPANA AS OLIMPÍADAS E PARAOLIMPÍADAS DE 2012 NA MÍDIA SERGIPANA

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MEZZAROBA, Cristiano et al. As olimpíadas e paraolimpíadas de 2012 na mídia sergipana: investigando estratégias de agendamento e a mobilização da dialética global-local. Congresso SulBrasileiro de Ciências do Esporte, 6, Anais... Rio Grande/RG, 13 a 15 de setembro de 2012.

RESUMO

 

Com a chamada "década esportiva", o Brasil tem atraído as atenções mundiais destacando-se no cenário esportivo por sediar o Pan-americano/2007 no Rio de Janeiro, Copa das Confederações/2013, Copa do Mundo/2014, e os Jogos Olímpicos, Rio/2016. Em 2012, ano olímpico que culmina como "preparação brasileira" para sediar os Jogos Olímpicos/2016, teremos, em Londres/Inglaterra, a exacerbação do fenômeno esportivo nas suas múltiplas facetas, articulando diversos setores, como economia, cultura, política, educação e esporte - apresentados para o país através da mídia, especialmente, televisão, jornais impressos e internet. Convictos de haver uma antecipação e crescente visibilidade das Olimpíadas/2012, a qual denominamos de "agendamento midiático-esportivo", intentamos pesquisar as maneiras como os veículos midiáticos do estado de Sergipe (jornal impresso, mídia digital e televisiva) apresentam para a população local os acontecimentos relativos ao megaevento, fazendo o exercício da "dialética global-local" - estratégia de aproximação do evento com a população local, procurando criar uma identidade com o público, a partir de mediações culturais locais/globais. Além disso, como forma de acompanhar as maneiras pelas quais determinados sujeitos recebem e interpretam tais discursos, temos como foco concomitante ao desenvolvimento desta pesquisa, realizar um estudo de recepção à mídia esportiva investigando professores de Educação Física da rede estadual/SE.

A MÍDIA EM DEBATE NA CAMPANHA #FORARICARDOTEIXEIRA DO TWITTER A MÍDIA EM DEBATE NA CAMPANHA #FORARICARDOTEIXEIRA DO TWITTER

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MENDES, D. S. et al. A Mídia em Debate na Campanha #FORARICARDOTEIXIERA do Twitter. In: XVII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste, 2012, Ouro Preto - MG. Anais... Ouro Preto - MG, 28 a 30/06/2012. pag 1-15.

RESUMO

Em 2011 ganhou espaço na mídia um movimento que se iniciou no Twitter e que reivindicava a saída do então presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O episódio demonstrava o poder que a mobilização popular assumia nas Redes Sociais. A partir dessa temática, realizamos uma pesquisa com o objetivo de investigar como são os debates públicos sobre fatos esportivos na Rede Social Twitter, a partir de um estudo de caso da campanha "Fora Ricardo Teixeira". Para tal, analisamos 725 postagens textuais do Twitter e acompanhamos a campanha por seis meses. Constatamos que para protestar, os participantes debatem entre si, divulgam opiniões pessoais e informações da mídia que não são presentes nos meios televisivos, além de abordarem a temática esportiva de modo amplo e crítico.