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LA EDUCACIÓN FÍSICA BRASILERA Y LAS TECNOLOGÍAS DE LA INFORMACIÓN Y COMUNICACIÓN LA EDUCACIÓN FÍSICA BRASILERA Y LAS TECNOLOGÍAS DE LA INFORMACIÓN Y COMUNICACIÓN

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GONÇALVES, Fernandoet al. La Educación Física Brasilera y las Tecnologías de la Información y Comunicación: reflexiones a partir del LaboMídia/UFSC.  III Congrés Europeu de Tecnologies de la Informació en l'Educació i en la Societat: una visió crítica. Barcelona, 1, 2 i 3 de febrer de 2012. (ISBN 978-84-615-7734-7)

La llegada tardía de la pos-graduación en Educación Física en Brasil (FENSTERSEIFER, 2001) no imposibilito que el campo de conocimiento buscara inserirse en el universo académico- científico, en el cual viene ampliando y diversificando sus relaciones con los varios campos de la ciencia y tecnología, como es el caso de las Tecnologías de la Información y Comunicación (TICs). Se percibe el creciente interés por la documentación deportiva y por el rescate y registro de la memoria del área, asociadamente a la garantía de acceso a estos conocimientos. Se puede observar, desde ya algún tiempo, la acción de instituciones de la Educación Física brasilera, entre las cuales: SIBRADID[1], CEV[2], CONBIDE[3] e CEME[4] (Pires, 2010).

A CONCEPÇÃO DE SAÚDE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA A PARTIR DE UM ESTUDO DE CASO. A CONCEPÇÃO DE SAÚDE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA A PARTIR DE UM ESTUDO DE CASO.

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BIANCHI, Paula. A CONCEPÇÃO DE SAÚDE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA A PARTIR DE UM ESTUDO DE CASO. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA, 2., 2012, Florianópolis. Anais... Florianópolis: UDESC, 2012. v. 1, p. 1541 - 1551. CD-ROM.

RESUMO

Inicialmente, reconhecemos que o currículo não se trata de algo estanque ou terminado, mas refere-se a um caminho e/ou trajetória que está em constante transformação provocada pelos diferentes elementos que agem sobre o currículo, entre os quais podemos destacar: concepções (de mundo/sociedade, de ser humano, de educação), ideologias, metodologias de trabalho, recursos materiais e infraestrutura e as pessoas que fazem parte da construção desse currículo. Além dessas influências, outro aspecto importante a ser considerado é o momento histórico-político em que o currículo se desenvolve, pois o mesmo interfere diretamente sobre a organização curricular.

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EAD A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EAD

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QUARANTA, André Marsiglia; PIRES, Giovani De Lorenzi. A formação de professores de Educação Física na EAD: a inserção na cultura escolar através do estágio supervisionado. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA, 2., 2012, Florianópolis. Anais... Florianópolis: UDESC, 2012. v. 1, p. 1487 - 1506. CD-ROM.

RESUMO

Diversas são as polêmicas existentes com relação à educação a distância (EAD) e a incorporação das tecnologias da informação e comunicação (TICs) nos processos educacionais, entre estes destacamos a formação de professores. Recentemente observamos o conteúdo do documento final da Conferência Nacional de Educação (CONAE) elaborado no ano de 2010, deliberando que os cursos de formação inicial de professores não ocorra na modalidade a distância por conta do entendimento de que os cursos de formação de professores a distância não contemplam aspectos estruturais e são soluções emergenciais na demanda de aumentar o número de professores nas escolas brasileiras.

A FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA E A TEMÁTICA DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO. A FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA E A TEMÁTICA DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO.

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GARCIA, Luciana Caroline Pina et al. A FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA E A TEMÁTICA DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E MÍDIA ESPORTIVA: CONTRIBUIÇÕES DO LABOMÍDIA-UFS1. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA, 2., 2012, Florianópolis. Anais... Florianópolis: UDESC, 2012. v. 1, p. 640 - 650. CD-ROM.

RESUMO

Nos últimos anos e principalmente nas últimas duas décadas, temos visto que cresce e se consolida no meio acadêmico a convicção de que a sociedade contemporânea é, sobretudo, uma sociedade mediatizada, isto é, suas representações coletivamente compartilhadas são constituídas sob influência explícita e cada vez maior dos meios de comunicação de massa, ou mídia, como costumamos dizer.

A MÍDIA E A RECONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DA SELEÇÃO BRASILEIRA PÓS-DUNGA. A MÍDIA E A RECONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DA SELEÇÃO BRASILEIRA PÓS-DUNGA.

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MIRANDA, Lyana Thédiga; BRUGGEMANN, Angelo; PIRES, Giovani De Lorenzi. A Mídia e a Reconstrução da Identidade da Seleção Brasileira pós-Dunga. Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação/INTERCOM, 35, Anais... Fortaleza, CE, 3-7/9/2012.

Resumo

A derrota da seleção brasileira na Copa do Mundo FIFA/2010, marcada pelas hostilidades entre a mídia e o treinador Dunga, implicou a criação de um projeto de reconstrução da identidade visando à Copa de 2014 no Brasil, projeto esse que contou com a participação da própria mídia brasileira, ora como incentivadora, ora como crítica. Este texto retrata, em três atos midiáticos, esse processo de renovação da imagem da seleção: a primeira convocação de Mano Menezes; a Copa América e o Mundial sub20; os amistosos da seleção em 2011.

Palavras-chave: Identidade; seleção brasileira; mídia; pós-Dunga.