Textos completos publicados em anais de eventos

Acesso aberto aos Textos publicados pelos integrantes do LaboMídia em 2012.

Documentos

Ordenar por : Nome | Data | Acessos [ Ascendente ]

UMA NOVA IMAGEM/IDENTIDADE PARA A SELEÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL UMA NOVA IMAGEM/IDENTIDADE PARA A SELEÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL

hot!
Adicionado em: 27/11/2012
Date modified: 27/11/2012
Tamanho: 1.4 MB
Downloads: 1432

BRÜGGEMANN, Angelo Luiz; PIRES, Giovani De Lorenzi. Uma nova imagem/identidade para a seleção brasileira de futebol: estudo a partir da mídia. Congresso SulBrasileiro de Ciências do Esporte, 6, Anais... Rio Grande/RG, 13 a 15 de setembro de 2012.

RESUMO

 Neste estudo tivemos como tema a consolidação da nova imagem/identidade da seleção brasileira pela mídia, com aproximação da Copa/2014 em território tupiniquim e a exigência de boas apresentações junto aos torcedores, a palavra de ordem imposta era “renovação”. Renovação esta que deveria acontecer a qualquer custo com objetivo de recuperar a identidade do futebol brasileiro admitido como futebol bonito. Então, o objetivo é analisar de que modo(s) a mídia brasileira, considerada a grande formadora de opinião da sociedade, vem contribuindo para construir/consolidar esta nova identidade. O “corpus” da pesquisa se constitui por matérias veiculadas nos portais de notícias das grandes empresas de comunicação, que utilizam esta ferramenta digital na perspectiva da convergência digital. A coleta dos dados inclui os períodos da Copa América/2011, do Mundial Sub-20/2011 e os amistosos da seleção durante o ano de 2011. Após as primeiras pré-análises, chegou-se a um número de 294 matérias pertinentes ao tema, que foram analisadas segundo ferramentas da análise de conteúdo. Com este campo tecemos hipóteses da formação de identidade no período do recorte, sendo observadas algumas características marcantes como a “renovação” que aconteceu em partes, a reaproximação com a torcida, a comunicação e o descontentamento da mídia com o selecionado.

TIC´S E MÍDIA-EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DO SUJEITO: TIC´S E MÍDIA-EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DO SUJEITO:

hot!
Adicionado em: 21/09/2012
Date modified: 21/09/2012
Tamanho: 193.21 kB
Downloads: 2299

RIBEIRO, Sérgio Dorenski Dantas; LEIRO, Augusto César Rios. TIC´S E MÍDIA-EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DO SUJEITO: PERSPECTIVAS PARA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA, 2., 2012, Florianópolis.Anais... Florianópolis: UDESC, 2012. v. 1, p. 134 - 135. CD-ROM.

RESUMO

Este estudo é um recorte do Projeto de Tese vinculado ao Programa de Pós-graduação em Educação da UFBA, intitulado: “Mídia-Educação e suas implicações na Formação do Sujeito: Subversão a partir da Educação Física”, cujo objetivo foi analisar o uso das Tic´s e Mídia na Educação Básica a partir da Educação Física na escola.

SAÚDE COLETIVA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR SAÚDE COLETIVA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

hot!
Adicionado em: 09/05/2012
Date modified: 27/11/2012
Tamanho: 452.18 kB
Downloads: 8241

BARROS, Jofre Vinícius Santana. Saúde coletiva na Educação Física escolar: ampliando as possibilidades de tratar a saúde dentro da escola. In: IX SEMANA DA EDUCAÇÃO FISICA DA UFS, 2012, São Cristóvão/SE. Anais..., 9, Universidade Federal de Sergipe/UFS, 10 a 13 abril 2012, (cd-rom).

RESUMO

O presente trabalho é parte constituinte da monografia em andamento no curso de Educação Física Licenciatura, sendo composto por uma pesquisa bibliográfica calcada em ampliar as possibilidades de abordagem do conteúdo saúde na Educação Física Escolar. Tendo como início o resgate histórico da parceria entre Educação Física e o conteúdo saúde, destacando como esse sempre esteve presente nas aulas e nas práticas desenvolvidas pela disciplina, contudo o enfoque da abordagem será o da Saúde Coletiva que entre outros pontos defende principalmente o envolvimento das ciências humanas considerando assim a análise de uma variedade de fatores que interferem na saúde dos indivíduos e da população em geral, bem como a intenção de explorar na escola o papel do professor enquanto profissional que lida com a saúde e ainda igualmente sua participação na formação de um comportamento crítico sobre um tema que aparece atrelado a tantos outros na disciplina. Palavras Chave: Saúde Coletiva, Educação Física Escolar, Possibilidades

RELATO DE EXPERIÊNCIA: JOGOS OLÍMPICOS E A PLURALIDADE ESPORTIVA RELATO DE EXPERIÊNCIA: JOGOS OLÍMPICOS E A PLURALIDADE ESPORTIVA

hot!
Adicionado em: 09/05/2012
Date modified: 09/05/2012
Tamanho: 452.34 kB
Downloads: 2684

PAIXÃO, Janderson dos Santos; SANTOS, Silvan Menezes dos. Relato de experiência: Jogos Olimpícos e a pluralidade esportiva como possibilidade pedagógica para a Educação Física escolar. In: IX SEMANA DA EDUCAÇÃO FISICA DA UFS, 2012, São Cristóvão/SE. Anais..., 9, Universidade Federal de Sergipe/UFS, 10 a 13 abril 2012, (cd-rom).

Este trabalho é resultado de uma experiência realizada em uma Oficina, com duração de 3 horas, aplicada no XIX JECCA (Jornada Esportiva Científica e Cultural do Colégio de Aplicação), que ocorreu em 2011 na Universidade Federal de Sergipe. A oficina buscou aproximar os participantes – 23 alunos inscritos - de uma visão mais crítica acerca do esporte e a década esportiva que vivemos no Brasil. Momento esportivo este do país que acaba por provocar um grande alarde no contexto escolar e principalmente da Educação Física.

RELATO DE EXPERIÊNCIA: JOGOS OLÍMPICOS E A PLURALIDADE ESPORTIVA RELATO DE EXPERIÊNCIA: JOGOS OLÍMPICOS E A PLURALIDADE ESPORTIVA

hot!
Adicionado em: 27/11/2012
Date modified: 27/11/2012
Tamanho: 485.73 kB
Downloads: 2165

SANTOS, Silvan Menezes dos; PAIXÃO, Janderson dos Santos. Relato de experiência: Jogos Olímpicos e a Pluralidade Esportiva como possibilidade pedagógica para a Educação Física Escolar. In: VI COLÓQUIO INTERNACIONAL EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE - EDUCON, 2012, São Cristóvão/SE. Anais..., 6, Universidade Federal de Sergipe/UFS, 20 a 22 de setembro 2012 (on-line).

RESUMO

Este é o relato de experiência de uma oficina que foi aplicada no XIX JECCA (Jornada Esportiva Científica e Cultural do Colégio de Aplicação), em 2011 na UFS. A oficina buscou aproximar os participantes de uma visão mais crítica acerca do esporte e da década esportiva que vivemos no Brasil. O projeto teve como objetivo apresentar aos alunos o universo do fenômeno esportivo nos megaeventos, visualizando a possibilidade de uma pluralidade da prática na escola, contextualizando a década esportiva vivida no Brasil desde o Pan-americano Rio/2007 até os Jogos Olímpicos Rio/2016, problematizando assim, o discurso midiático esportivo com a prática dos esportes. Esta oficina apresentou-se como uma breve oportunidade do que pode ser feito para uma formação ampliada e crítica dos sujeitos no que diz respeito à cultura esportiva.