Pesquisa em educação física e mídia

Pesquisa em educação física e mídia

Documentos

Ordenar por : Nome | Data | Acessos | [ Descendente ]

05 - RESUMO DAS DISSERTAÇÕES 05 - RESUMO DAS DISSERTAÇÕES

hot!
Adicionado em: 01/11/2012
Date modified: 01/11/2012
Tamanho: 1.33 MB
Downloads: 2392

11 - EDUCAÇÃO FÍSICA, ESPORTE E INVERSÃO: ESTRUTURA E ANTI- ESTRUTURA. A ILLUSIO E SUAS POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS 11 - EDUCAÇÃO FÍSICA, ESPORTE E INVERSÃO: ESTRUTURA E ANTI- ESTRUTURA. A ILLUSIO E SUAS POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS

hot!
Adicionado em: 01/11/2012
Date modified: 08/11/2012
Tamanho: 748.06 kB
Downloads: 3014

BITENCOURT, Fernando Gonçalves; RIAL, Carmen Silvia; REIS, Maria José. Educação Física, Esporte e Inversão: estrutura e anti-estrutura. A illusio e suas possibilidades pedagógicas. In: PIRES, Giovani De Lorenzi; RIBEIRO, Sergio Dorenski (orgs.). Pesquisa em educação física e mídia: contribuições do LaboMidia/UFSC. Florianópolis: Tribo da Ilha, 2010.

RESUMO

Este trabalho é resultante de minha dissertação de mestrado cujo objetivo foi investigar as representações sobre esportes dos alunos de uma escola profissionalizante. Apoiado nas concepções teórico-metodológicas da Antropologia Interpretativa proposta por Geertz (1989), mergulhei no universo escolar, entendido como espaço geográfico e social (Bourdieu, 1997), na tentativa de caracterizar os alunos que buscavam, dentro de suas condições de possibilidades, realizar seus projetos (Velho, 1987; 1994).

19 - RELATO DE EXPERIÊNCIA EM MÍDIA-EDUCAÇÃO (FÍSICA) COM PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE FLORIANÓPOLIS/SC 19 - RELATO DE EXPERIÊNCIA EM MÍDIA-EDUCAÇÃO (FÍSICA) COM PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE FLORIANÓPOLIS/SC

hot!
Adicionado em: 01/11/2012
Date modified: 08/11/2012
Tamanho: 1.53 MB
Downloads: 3248

BIANCHI, Paula. Relato de experiência em mídia-educação (física) com professores da rede municipal de ensino de Florianópolis/SC. In: PIRES, Giovani De Lorenzi; RIBEIRO, Sergio Dorenski (orgs.). Pesquisa em educação física e mídia: contribuições do LaboMidia/UFSC. Florianópolis: Tribo da Ilha, 2010.

RESUMO

A presença, bem como implicações das tecnologias de informação e comunicação (TICs) nas escolas de educação básica brasileiras tem despertado a curiosidade para o modo como vêm se constituindo os processos de apropriação das TICs no interior das instituições escolares, bem como a sua integração à prática pedagógica dos professores pois se por um lado é possível observar orientação e investimentos dos órgãos federais, estaduais e municipais quanto a inserção das TICs à educação, por outro lado percebe-se a falta de estratégias políticas e de espaços na formação inicial e continuada quando se trata de propostas educativas qualificadas e críticas na perspectiva das TICs, que apresentem interesse em preparar os professores para educar com, nas e paras as TICs.

16 - LUZ, CÂMERA, PESQUISA-AÇÃO: AS MÍDIAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA 16 - LUZ, CÂMERA, PESQUISA-AÇÃO: AS MÍDIAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA

hot!
Adicionado em: 01/11/2012
Date modified: 08/11/2012
Tamanho: 1.12 MB
Downloads: 3670

MENDES, Diego de Sousa. Luz, câmera, pesquisa-ação: as mídias nas aulas de Educação Física em uma escola pública. In: PIRES, Giovani De Lorenzi; RIBEIRO, Sergio Dorenski (orgs.). Pesquisa em educação física e mídia: contribuições do LaboMidia/UFSC. Florianópolis: Tribo da Ilha, 2010.

RESUMO

A partir de 2006, tendo constatado o interesse de professores da rede municipal de educação de Florianópolis-SC pelo tema das mídias na Educação Física escolar, foi realizado um estudo com a pretensão de propiciar análises e reflexões acerca da formação contínua dos professores de Educação Física para o tema da Mídia-Educação (FANTIN, 2006), bem como fomentar a realização de experiências escolar concretas com uso de tecnologias midiáticas na disciplina em questão.