Pesquisa em educação física e mídia

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15 - O PROCESSO DE AGENDAMENTO ESPORTIVO E OS JOGOS PAN- AMERICANOS RIO/2007 NA VISÃO DE ESCOLARES: um estudo de recepção midiática e (possíveis) repercussões para a educação física escolar 15 - O PROCESSO DE AGENDAMENTO ESPORTIVO E OS JOGOS PAN- AMERICANOS RIO/2007 NA VISÃO DE ESCOLARES: um estudo de recepção midiática e (possíveis) repercussões para a educação física escolar

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MEZZAROBA, Cristiano. O processo de agendamento esportivo e os Jogos Pan-Americanos Rio/2007 na visão de escolares: um estudo de recepção midiática e (possíveis) repercussões para a Educação Física escolar. In: PIRES, Giovani De Lorenzi; RIBEIRO, Sergio Dorenski (orgs.). Pesquisa em educação física e mídia: contribuições do LaboMidia/UFSC. Florianópolis: Tribo da Ilha, 2010.

RESUMO

Mais recentemente, alguns autores, seguindo a tendência de uma Educação Física (EF) mais crítica/reflexiva, passaram a considerar a importância da mídia no processo educativo/formativo dos indivíduos. Além disso, também se destaca, nos últimos anos, algumas importantes aproximações que vêm sendo feitas entre a EF e as Ciências Humanas e Sociais com o objetivo de permitir uma melhor compreensão daquele que é um dos fenômenos mais marcantes da nossa sociedade: o fenômeno esportivo.

03 - SUMÁRIO 03 - SUMÁRIO

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02 - FICHA TÉCNICA 02 - FICHA TÉCNICA

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11 - EDUCAÇÃO FÍSICA, ESPORTE E INVERSÃO: ESTRUTURA E ANTI- ESTRUTURA. A ILLUSIO E SUAS POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS 11 - EDUCAÇÃO FÍSICA, ESPORTE E INVERSÃO: ESTRUTURA E ANTI- ESTRUTURA. A ILLUSIO E SUAS POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS

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BITENCOURT, Fernando Gonçalves; RIAL, Carmen Silvia; REIS, Maria José. Educação Física, Esporte e Inversão: estrutura e anti-estrutura. A illusio e suas possibilidades pedagógicas. In: PIRES, Giovani De Lorenzi; RIBEIRO, Sergio Dorenski (orgs.). Pesquisa em educação física e mídia: contribuições do LaboMidia/UFSC. Florianópolis: Tribo da Ilha, 2010.

RESUMO

Este trabalho é resultante de minha dissertação de mestrado cujo objetivo foi investigar as representações sobre esportes dos alunos de uma escola profissionalizante. Apoiado nas concepções teórico-metodológicas da Antropologia Interpretativa proposta por Geertz (1989), mergulhei no universo escolar, entendido como espaço geográfico e social (Bourdieu, 1997), na tentativa de caracterizar os alunos que buscavam, dentro de suas condições de possibilidades, realizar seus projetos (Velho, 1987; 1994).

18 - REPRESENTAÇÕES DA CULTURA ESPORTIVA E DA MÍDIA EM MOÇAMBIQUE NA PERSPECTIVA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO 18 - REPRESENTAÇÕES DA CULTURA ESPORTIVA E DA MÍDIA EM MOÇAMBIQUE NA PERSPECTIVA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO

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TONETTI, Cláudio da Silva. Representações da cultura esportiva e da mídia em Moçambique na perspectiva do desenvolvimento humano. In: PIRES, Giovani De Lorenzi; RIBEIRO, Sergio Dorenski (orgs.). Pesquisa em educação física e mídia: contribuições do LaboMidia/UFSC. Florianópolis: Tribo da Ilha, 2010.

RESUMO

O interesse que move esta pesquisa é resultante das indagações originadas do envolvimento do autor com o trabalho na mídia esportiva, que abriu a possibilidade para a reflexão mais aprofundada sobre quais as representações da cultura esportiva estariam relacionadas ao desenvolvimento humano e qual atribuição a mídia poderia ter nesta inter-relação em Moçambique, de modo a contribuir para a definição de estratégias de intervenção sob a forma de políticas públicas que, pautadas pela realidade da cultura esportiva em Moçambique, fossem implementadas por entidades nacionais e estrangeiras.