Detalhes de 17 - O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EF EM UMA PERSPECTIVA SEMIÓTICA

PropertyValue
Nome:17 - O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EF EM UMA PERSPECTIVA SEMIÓTICA
Descrição:

MENDES, Diego de Sousa; BETTI, Mauro. O Estágio Supervisionado em Educação Física em uma perspectiva semiótica a partir da produção de imagens: aproximações teórico-conceituais. In: BRUGGEMANN, Angelo Luiz; BIANCHI, Paula; SANTOS, Silvan Menezes dos. Pesquisa e Formação em Mídia-Educação Física. Florianópolis: Tribo da Ilha, p. 205-216, 2016.

RESUMO

O presente artigo busca explorar aspectos conceituais da Teoria Semiótica do filósofo Charles Sanders Peirce para o trabalho de produção e análise de imagens no componente curricular Estágio Supervisionado em Educação Física. Isto porque, a partir de uma compreensão singular da fenomenologia e assentada na lógica da representação, a Semiótica estuda “como são constituídos os fenômenos, o que esses significam e como se fazem representar por meio de diversas linguagens” (SILVA; ROMANINI, 2014, p. 107), explicitando o papel e a função dos signos na comunicação. Sendo assim, acreditamos que o entendimento de como o fenômeno das práticas pedagógicas se constitui, é significado e representado nos estágios em Educação Física possa ajudar na experiência de formação dos futuros professores dessa área, em especial no que diz respeito a capacidade de análise de suas próprias práticas pedagógicas. 

Nome do arquivo:2016_Coletanea_cap_14_Diego.pdf
Tamanho: 221.97 kB
Tipo:pdf (Tipo de Mime: application/pdf)
Autor:Silvan
Criado em: 25/08/2016 14:15
Visitas:Everybody
Responsável:Silvan
Acessos:714 Acessos
Atualizado em: 25/08/2016 14:19
Site:
CRC Checksum:
MD5 Checksum: