Detalhes de 11 - POSSIBILIDADES DIDÁTICAS DE ARTICULAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO FÍSICA E O CINEMA

PropertyValue
Nome:11 - POSSIBILIDADES DIDÁTICAS DE ARTICULAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO FÍSICA E O CINEMA
Descrição:

FERRARI, Rodrigo Duarte. Possibilidades didáticas de articulação entre a Educação Física e o Cinema através da intercorporeidade. In: BRUGGEMANN, Angelo Luiz; BIANCHI, Paula; SANTOS, Silvan Menezes dos. Pesquisa e Formação em Mídia-Educação Física. Florianópolis: Tribo da Ilha, p. 120-134, 2016.

RESUMO

Educação e Cinema são campos teóricos e práticos distintos, porém, se cruzam desde o século XX, período em que o cinema foi inventado e desenvolvido, escreve Xavier (2008). Segundo o autor, esta união se materializa porque ambos fazem parte dos processos de formação cultural e social. De acordo com Fantin (2011), o uso mais comum do cinema é como instrumento didático, por exemplo, quando professores utilizam os conteúdos de filmes com suas disciplinas ou temas de aulas. Outra possibilidade é abordar o cinema como objeto de estudo, isto inclui o ensino-aprendizagem da linguagem cinematográfica, da experiência estética e do exercício da reflexão crítica. Pode-se também educar através da produção cinematográfica, proposta em que a centralidade é a experiência da prática do cinema pelos professores e alunos. Estas dimensões não são categorias isoladas e muitas vezes, todas elas se articulam numa mesma proposta, que segundo Fantin (2011) pode ser denominada de educação com e sobre o cinema.

Nome do arquivo:2016_Coletanea_cap_8_Ferrari.pdf
Tamanho: 412.29 kB
Tipo:pdf (Tipo de Mime: application/pdf)
Autor:Silvan
Criado em: 25/08/2016 13:51
Visitas:Everybody
Responsável:Silvan
Acessos:549 Acessos
Atualizado em: 25/08/2016 13:55
Site:
CRC Checksum:
MD5 Checksum: