Property | Value |
Nome: | 11 - POSSIBILIDADES DIDÁTICAS DE ARTICULAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO FÍSICA E O CINEMA |
Descrição: | FERRARI, Rodrigo Duarte. Possibilidades didáticas de articulação entre a Educação Física e o Cinema através da intercorporeidade. In: BRUGGEMANN, Angelo Luiz; BIANCHI, Paula; SANTOS, Silvan Menezes dos. Pesquisa e Formação em Mídia-Educação Física. Florianópolis: Tribo da Ilha, p. 120-134, 2016. RESUMO Educação e Cinema são campos teóricos e práticos distintos, porém, se cruzam desde o século XX, período em que o cinema foi inventado e desenvolvido, escreve Xavier (2008). Segundo o autor, esta união se materializa porque ambos fazem parte dos processos de formação cultural e social. De acordo com Fantin (2011), o uso mais comum do cinema é como instrumento didático, por exemplo, quando professores utilizam os conteúdos de filmes com suas disciplinas ou temas de aulas. Outra possibilidade é abordar o cinema como objeto de estudo, isto inclui o ensino-aprendizagem da linguagem cinematográfica, da experiência estética e do exercício da reflexão crítica. Pode-se também educar através da produção cinematográfica, proposta em que a centralidade é a experiência da prática do cinema pelos professores e alunos. Estas dimensões não são categorias isoladas e muitas vezes, todas elas se articulam numa mesma proposta, que segundo Fantin (2011) pode ser denominada de educação com e sobre o cinema. |
Nome do arquivo: | 2016_Coletanea_cap_8_Ferrari.pdf |
Tamanho: | 412.29 kB |
Tipo: | pdf (Tipo de Mime: application/pdf) |
Autor: | Silvan |
Criado em: | 25/08/2016 13:51 |
Visitas: | Everybody |
Responsável: | Silvan |
Acessos: | 831 Acessos |
Atualizado em: | 25/08/2016 13:55 |
Site: | |
CRC Checksum: | |
MD5 Checksum: |