Pesquisa e Formação em Mídia-Educação Física

Documentos

Ordenar por : Nome | Data | Acessos [ Ascendente ]

09 - CULTURA E TECNOLOGIAS 09 - CULTURA E TECNOLOGIAS

hot!
Adicionado em: 25/08/2016
Date modified: 25/08/2016
Tamanho: 808.16 kB
Downloads: 532

BRUGGEMANN, Ângelo Luiz; BITENCOURT, Fernando Gonçalves; PIRES, Giovani De Lorenzi. Cultura e Tecnologias: netnografia com jovens futebolistas brasileiros na Europa. In: BRUGGEMANN, Angelo Luiz; BIANCHI, Paula; SANTOS, Silvan Menezes dos. Pesquisa e Formação em Mídia-Educação Física. Florianópolis: Tribo da Ilha, p. 85-97, 2016.

RESUMO

A população brasileira tem sido reconhecida ao longo dos anos por algumas características identitárias representativas em todo o seu território nacional como: as comidas e bebidas típicas, os estilos musicais, as religiões afro-brasileiras, a capoeira, o carisma e, claro, o seu estilo de jogar futebol (GUEDES, 2011). E nos últimos anos a grande inserção e interação nas redes sociais também tem sido uma marca do povo brasileiro.

 

08 - A SINGULARIDADE NA MULTIPLICIDADE 08 - A SINGULARIDADE NA MULTIPLICIDADE

hot!
Adicionado em: 25/08/2016
Date modified: 26/08/2016
Tamanho: 234.12 kB
Downloads: 662

MIRANDA, Lyana Thédiga de; FANTIN, Monica. A singularidade na multiplicidade: crianças e tecnologias móveis na escola no contexto da cultura digital. In: BRUGGEMANN, Angelo Luiz; BIANCHI, Paula; SANTOS, Silvan Menezes dos. Pesquisa e Formação em Mídia-Educação Física. Florianópolis: Tribo da Ilha, p. 70-84, 2016.

RESUMO

Muitas são as possibilidades de refletir sobre a relação entre educação e comunicação na escola ou fora dela. Parte da complexidade que envolve esse entorno pode ser discutida a partir do conceito de ecossistema comunicativo proposto por Martín-Barbero.

 

07 - COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO FÍSICA 07 - COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO FÍSICA

hot!
Adicionado em: 25/08/2016
Date modified: 25/08/2016
Tamanho: 335.86 kB
Downloads: 567

DORENSKI, Sérgio; LEIRO, Augusto Cesar Rios. Comunicação e Educação Física: movimentos concêntricos no diálogo entre as áreas e seus reflexos na e para a escola. In: BRUGGEMANN, Angelo Luiz; BIANCHI, Paula; SANTOS, Silvan Menezes dos. Pesquisa e Formação em Mídia-Educação Física. Florianópolis: Tribo da Ilha, p. 57-69, 2016.

RESUMO

Esta pesquisa apresenta elementos significativos que ratificam a importância de relacionar a Educação Física e a Mídia na formação dos alunos da educação básica em nosso país, principalmente, na escola pública na qual as experiências neste campo ainda são raras.

06 - EDUCAÇÃO, TERRITÓRIO E TECNOLOGIAS DIGITAIS 06 - EDUCAÇÃO, TERRITÓRIO E TECNOLOGIAS DIGITAIS

hot!
Adicionado em: 25/08/2016
Date modified: 25/08/2016
Tamanho: 216.93 kB
Downloads: 632

MUNARIM, Iracema; PEREIRA, Rogério Santos; GIRARDELLO, Gilka. Educação, Território e Tecnologias Digitais: a experiência nas escolas das Ilhas Egadi (Itália). In: BRUGGEMANN, Angelo Luiz; BIANCHI, Paula; SANTOS, Silvan Menezes dos. Pesquisa e Formação em Mídia-Educação Física. Florianópolis: Tribo da Ilha, p. 43-56, 2016.

RESUMO

Este artigo busca discutir a apropriação pedagógica de tecnologias digitais nas escolas das Ilhas Egadi, no sul da Itália, visitadas em 2012 durante o nosso período de estágio sanduíche no exterior (CAPES/PDSE)3. Ao pesquisarmos a inserção das tecnologias digitais nas escolas do campo no Brasil, encontramos nas escolas isoladas italianas um contexto que nos permitiu refletir sobre as dificuldades que enfrentamos em nosso país e conhecer caminhos de intervenção pedagógica que reforçam o papel social e político da escola nas comunidades. Essa aproximação entre dois cenários distintos e geograficamente distantes teve como inspiração o depoimento de uma professora italiana que narrou suas experiências pedagógicas com o uso de tecnologias em um evento acadêmico que versava sobre o uso de dispositivos digitais móveis no campo da aprendizagem. A vontade de conhecer melhor seu trabalho nos levou ao arquipélago Egadi, formado por três ilhas que pertencem à região da Sicília, sul da Itália: Favignana, Marettimo e Levanzo.

05 - A FORMAÇÃO DO PROFESSOR-PESQUISADOR 05 - A FORMAÇÃO DO PROFESSOR-PESQUISADOR

hot!
Adicionado em: 25/08/2016
Date modified: 25/08/2016
Tamanho: 244.37 kB
Downloads: 1232

POFFO, Bianca Natália; PIRES, Giovani De Lorenzi. A formação do professor-pesquisador no curso de Educação Física da UFSC: estudo sobre documentos curriculares e produção acadêmica. In: BRUGGEMANN, Angelo Luiz; BIANCHI, Paula; SANTOS, Silvan Menezes dos. Pesquisa e Formação em Mídia-Educação Física. Florianópolis: Tribo da Ilha, p. 31-42, 2016.

RESUMO

Este artigo é um recorte da dissertação intitulada “Formação de professores e periódicos online: estudo com acadêmicos de Educação Física da UFSC” e se refere à análise documental do estudo. A pesquisa original objetivou compreender a importância que o processo de formação para a pesquisa dos professores de Educação Física tem em relação à busca de artigos e conteúdos em periódicos online.