Pesquisa e Formação em Mídia-Educação Física

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13 - SENSIBILIDADE NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR 13 - SENSIBILIDADE NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR

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FIAMONCINI, Luciana; PIRES, Giovani De Lorenzi. Sensibilidade na formação do professor: experiências na Educação Física. In: BRUGGEMANN, Angelo Luiz; BIANCHI, Paula; SANTOS, Silvan Menezes dos. Pesquisa e Formação em Mídia-Educação Física. Florianópolis: Tribo da Ilha, p. 148-159, 2016.

RESUMO

Para discutir o tema da sensibilidade remete-se, inicialmente, à modernidade como a era da eficiência, da racionalidade, da instrumentalização da sociedade e do ser humano, tendo consequências para a formação humana como o embotamento da sensibilidade, e sua desvalorização como experiência formadora. Diante disso, buscou-se a perspectiva de formação pautada a partir da Bildung, termo alemão que se refere à autodescoberta, a autoformação. Então, foi destacada a importância do desenvolvimento da sensibilidade na formação humana pela experiência apontada por Larrosa (2002), que se refere “ao que nos toca ou nos acontece” e, isso requer, nas palavras do autor...

16 - MEGAEVENTOS ESPORTIVOS, MÍDIA E ESCOLA 16 - MEGAEVENTOS ESPORTIVOS, MÍDIA E ESCOLA

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SILVA, Arthur Franco e; SCARELI, Giovana. Megaeventos Esportivos, Mídia e Escola: processos de subjetivação de um grupo de alunos do ensino médio em tempos de Copa do Mundo de futebol no Brasil. In: BRUGGEMANN, Angelo Luiz; BIANCHI, Paula; SANTOS, Silvan Menezes dos. Pesquisa e Formação em Mídia-Educação Física. Florianópolis: Tribo da Ilha, p. 187-204, 2016.

RESUMO

O Brasil sediou em 2007, os Jogos Pan-americanos, na cidade do Rio de Janeiro, dando o pontapé inicial para o que foi chamado por alguns pesquisadores e jornalistas, de “década dos megaeventos esportivos no Brasil”. Os jogos pan-americanos seriam como uma forma de propaganda, ou seja, o meio para mostrar às comissões da Federação Internacional de Futebol Associado (FIFA) e do Comitê Olímpico Internacional (COI) que o país seria capaz de sediar os seus produtos, a Copa do mundo de Futebol/2014 e os Jogos Olímpicos/2016/RJ, respectivamente. Nesse espaço de tempo o Brasil foi país-sede ainda dos Jogos Militares/2011, também no Rio de Janeiro e da Copa das Confederações/2013, evento-teste para a Copa do mundo. 

14 - SE-MOVIMENTAR: PERCEPÇÃO, SAÚDE E MOVIMENTO NA ESCOLA 14 - SE-MOVIMENTAR: PERCEPÇÃO, SAÚDE E MOVIMENTO NA ESCOLA

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CARDOSO, Carlos Luiz. Se-Movimentar: percepção, saúde e movimento na escola. In: BRUGGEMANN, Angelo Luiz; BIANCHI, Paula; SANTOS, Silvan Menezes dos. Pesquisa e Formação em Mídia-Educação Física. Florianópolis: Tribo da Ilha, p. 160-172, 2016.

RESUMO

Era observando o cosmos que os primeiros filósofos lançavam perguntas e, consequentemente, suas respostas têm sido temas filosóficos até hoje. Dessa ideia inicial, tanto o cosmos quanto o ser humano vêm sendo motivos de questionamentos: Como começou o universo no qual vivemos hoje? De onde veio e como o homem mora nesse planeta? O mundo sempre existiu antes de tudo? Portanto, os estudos sobre o ser humano ganham um campo denominado antropologia, que, juntamente com as novatas áreas científicas como psicologia e sociologia, forma um campo de investigação com maior amplitude nos dias atuais, mas parece não ter ainda as respostas para a imensidão daquelas primeiras questões gregas e também das que emergem nessa época.

17 - O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EF EM UMA PERSPECTIVA SEMIÓTICA 17 - O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EF EM UMA PERSPECTIVA SEMIÓTICA

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MENDES, Diego de Sousa; BETTI, Mauro. O Estágio Supervisionado em Educação Física em uma perspectiva semiótica a partir da produção de imagens: aproximações teórico-conceituais. In: BRUGGEMANN, Angelo Luiz; BIANCHI, Paula; SANTOS, Silvan Menezes dos. Pesquisa e Formação em Mídia-Educação Física. Florianópolis: Tribo da Ilha, p. 205-216, 2016.

RESUMO

O presente artigo busca explorar aspectos conceituais da Teoria Semiótica do filósofo Charles Sanders Peirce para o trabalho de produção e análise de imagens no componente curricular Estágio Supervisionado em Educação Física. Isto porque, a partir de uma compreensão singular da fenomenologia e assentada na lógica da representação, a Semiótica estuda “como são constituídos os fenômenos, o que esses significam e como se fazem representar por meio de diversas linguagens” (SILVA; ROMANINI, 2014, p. 107), explicitando o papel e a função dos signos na comunicação. Sendo assim, acreditamos que o entendimento de como o fenômeno das práticas pedagógicas se constitui, é significado e representado nos estágios em Educação Física possa ajudar na experiência de formação dos futuros professores dessa área, em especial no que diz respeito a capacidade de análise de suas próprias práticas pedagógicas. 

03 - Prefácio e Apresentação 03 - Prefácio e Apresentação

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PREFÁCIO

ARAÚJO, Allyson Carvalho de. Prefácio. In: BRUGGEMANN, Angelo Luiz; BIANCHI, Paula; SANTOS, Silvan Menezes dos. Pesquisa e Formação em Mídia-Educação Física. Florianópolis: Tribo da Ilha, p. 7-9, 2016.

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APRESENTAÇÃO

BRUGGEMANN, Angelo Luiz; BIANCHI, Paula; SANTOS, Silvan Menezes dos. Apresentação. In: BRUGGEMANN, Angelo Luiz; BIANCHI, Paula; SANTOS, Silvan Menezes dos. Pesquisa e Formação em Mídia-Educação Física. Florianópolis: Tribo da Ilha, p. 11-14, 2016.