Detalhes de 07 - A CIÊNCIA, O OLHAR E O SE-MOVIMENTAR: uma fenomenologia do futebol – ou de como o CAP encontra talentos.

PropertyValue
Nome:07 - A CIÊNCIA, O OLHAR E O SE-MOVIMENTAR: uma fenomenologia do futebol – ou de como o CAP encontra talentos.
Descrição:

BITENCOURT, Fernando Gonçalves. A ciência, o olhar e o se-movimentar: uma fenomenologia do futebol – ou de como o CAP encontra talentos. In: PIRES, Giovani de Lorenzi; BIANCHI, Paula (Orgs.); Novas contribuições do LaboMídia/UFSC à pesquisa em Mídia-Educação (Física). Florianópolis: Tribo da Ilha, 2012.

RESUMO

As vias pelas quais se constroem atletas profissionais de futebol, ao menos no que o Clube Atlético Paranaense (CAP) propõe, são praticamente preenchidas pelo saber científico. O futebol é, como o vejo, a articulação estruturada de um “horizonte de técnicas”. É sob o regime convergente destas técnicas, corporais, pedagógicas, disciplinares, biomédicas, científicas, econômicas, etc, que como conjunto de esforços em correlação produz o jogador profissional. Entretanto, para que a organização do treinamento possa intervir na formação é preciso que o “talento” seja descoberto. Há, portanto, um passo anterior, cujos alicerces pretendo discutir neste trabalho.

Nome do arquivo:LIVROLABO2_1_fernando.pdf
Tamanho: 712.04 kB
Tipo:pdf (Tipo de Mime: application/pdf)
Autor:Silvan
Criado em: 01/11/2012 16:39
Visitas:Everybody
Responsável:Silvan
Acessos:1670 Acessos
Atualizado em: 08/11/2012 14:53
Site:
CRC Checksum:
MD5 Checksum: